Pós-graduação a distância: por que optar por essa modalidade de ensino - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

 

Nos dias atuais, investir na qualificação é fundamental para que profissionais de qualquer área consigam evoluir em sua carreira e conquistar seu espaço no mercado. E a pós-graduação a distância é uma modalidade de ensino efetiva para qualquer perfil de indivíduo que deseja mais capacitação.

Apesar de o investimento permitir o aumento da qualidade de serviço, expansão do seu networking, entre outros benefícios, nem todos os profissionais conseguem se profissionalizar, seja pela indisponibilidade de tempo, falta do curso de seu interesse em sua localidade, dificuldades financeiras etc.

O EAD surge como uma solução viável para esse problema, como também traz diversos outros benefícios ao compará-lo com o ensino presencial. Nesta publicação, vamos trazer um breve conceito de EAD e, depois disso, vamos listar e explicar as principais vantagens dessa modalidade de aprendizado. Confira!

O que é exatamente o EAD?

EAD significa ensino a distância e, como o próprio nome indica, consiste em cursos profissionalizantes que partem do princípio de que os acadêmicos e os professores não precisam estar em um mesmo ambiente para que haja o ensino e a aprendizagem.

As aulas podem ser ao vivo ou gravadas para serem transmitidas diretamente no dispositivo do estudante, seja um computador de mesa, notebook, celular ou tablet, bastando apenas que ele tenha uma conexão à internet para acessá-las.

Essa é uma das modalidades de ensino que mais cresce em nosso país. Segundo os dados gerados pelo MEC, o número de polos de ensino a distância aumentou de 6.583 para 15.394 em um ano. Trata-se de um crescimento de cerca de 133%.

Os programas de pós-graduação, seja stricto ou lato sensu, são especializações que se beneficiam substancialmente da possibilidade de acessar o conteúdo a distância.

Quais são os principais benefícios da pós-graduação a distância?

A pós-graduação a distância traz inúmeras vantagens em relação às aulas presenciais. Isso ocorre pela comodidade, flexibilidade, melhor aproveitamento do conteúdo, acessibilidade e, principalmente, pela experiência intensa oferecida. Entenda os desdobramentos de cada um desses benefícios nos tópicos seguintes.

Flexibilidade de horários

A grande maioria dos acadêmicos tem uma rotina intensa, pois há a necessidade de conciliar a vida pessoal e social com o trabalho, restando poucas horas para se dedicar aos estudos. Dessa forma, pode ser difícil que eles consigam reservar um horário de seus dias para aulas presenciais.

Constantemente, os discentes faltarão ou atenderão às aulas cansados do trabalho, diminuindo sua produtividade e perdendo conteúdo. Esse problema não ocorre com o EAD, pois não há horários e lugares predefinidos para o estudo.

Maior acessibilidade

Dependendo da localidade em que se encontra o acadêmico, pode não existir uma especialização que seja de seu interesse. Mas a aprendizagem remota torna o curso bastante acessível, pois é possível receber as aulas de instituições de qualquer local do país, não havendo necessidade de esperar abrir uma filial em sua cidade.

Graças à possibilidade de assistir por computadores, os discentes que tiverem uma deficiência física ou dificuldade de locomoção também terão acesso mais fácil aos estudos. Além disso, como o estudante economiza tempo e capital com viagens, é possível que ele realize mais de um curso simultaneamente, acelerando sua capacitação.

A acessibilidade também diz respeito aos conteúdos, pois os materiais pedagógicos, os recursos multifuncionais e as tecnologias assistivas são disponibilizados pelo computador, podendo ser baixados e visualizados quantas vezes for necessário.

Corpo docente renomado

É muito difícil que os professores consigam estar presentes em todas as instituições de ensino que os convidem para dar aulas, o que faz com que muitas não tenham um corpo docente renomado. Porém, no ensino a distância eles poderão ministrar as aulas de qualquer lugar ou gravá-las para posterior disponibilização ao estudante.

Isso permite que uma pós-graduação a distância seja dotada de um corpo docente renomado, o que é excepcionalmente difícil de ser alcançado em cursos que somente contam com aulas presenciais.

Protagonismo do acadêmico

O protagonismo consiste na centralização do acadêmico no aprendizado, ou seja, o ensino deve ser adaptado para garantir a maior eficiência possível no seu desenvolvimento. Entretanto, esse é um objetivo difícil de ser alcançado em uma aula presencial, pois cada pessoa tem perfil, mentalidade e tempo diferentes.

O EAD é bastante atrativo aos estudantes com motivação vocacional ou que têm interesse puramente acadêmico, pois ele permite que o conteúdo seja completamente aproveitado seguindo um ritmo de estudo individual.

Pedagogia inovadora

Graças às novas tecnologias, as ferramentas de aprendizado não ficam limitadas aos papéis; os discentes interagem com seus tutores, colegas e professoras por fóruns, chats, videoconferências, entre outros canais de comunicação, como também realizam simulações e exercícios online.

Outro fator que maximiza o aprendizado consiste na possibilidade das aulas serem visualizadas pelos acadêmicos quantas vezes forem necessárias, pois ficam gravadas na plataforma do EAD, e a possibilidade de enviar perguntas aos professores a qualquer hora, para que eles respondam no momento mais oportuno.

Validade do diploma igual ao de presencial

Muitas pessoas deixam de investir em um EAD com o medo de seu diploma ter menos validade no mercado do que aqueles emitidos de um curso presencial. Esse é um grande engano, pois, de acordo com o Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005, os diplomas EAD são idênticos aos de outras instituições presenciais.

Melhor relação custo-benefício

É inegável que o ensino a distância consegue oferecer valores mais atrativos aos interessados, pois as instituições têm menos gastos com a infraestrutura, como aluguel ou construção de salas, energia, limpeza, funcionários, materiais como lousas, impressões etc.

Dessa forma, elas conseguem manter mensalidades mais competitivas que os ensinos presenciais. Outra economia para o acadêmico consiste na possibilidade de assistir às aulas em casa, diminuindo ausências no trabalho, gastos com babás etc.

Unindo os preços mais acessíveis aos benefícios explicados nos tópicos anteriores, o EAD consiste na melhor relação custo-benefício disponível no mercado.

A pós-graduação a distância traz um amplo rol de vantagens em relação ao aprendizado, porém, muitos estudantes não optam por esse investimento puramente pela falta de conhecimento de como opera essa modalidade de ensino.

Se você se interessou pelo EAD, entre em contato com a equipe da Fundação Escola Superior do Ministério Público – FMP para garantir a sua profissionalização e seu lugar no mercado!

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp