A Fundação Escola Superior do Ministério Público completa hoje 38 anos. A Instituição que ajuda a difundir os valores do MP ruma aos 40 anos como a Melhor Faculdade Privada de Direito do RS (ENADE), 6ª no Brasil, conforme o Ministério da Educação, e única a ter o Selo OAB Recomenda por duas edições consecutivas.

Pela terceira vez seguida, a FMP obteve 5 Estrelas no ranking do Jornal Estadão e pela quarta consecutiva foi agraciada com o Selo Instituição Socialmente Responsável, honraria concedida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).


O Presidente da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, credita o sucesso da Instituição aos professores e membros: “É resultado do esforço do nosso competente corpo docente e do denodo dos nossos colaboradores para fazer da FMP uma instituição sólida e valorosa que prepara os acadêmicos muito além do direito, é uma preparação para a vida”.

A excelência na fundação, em 1983, foi cristalizada ao longo do tempo, convergindo na formação de 80% dos atuais Promotores e Promotoras do MPRS, ex-alunos pelo Preparatório. A FMP oferece incentivos aos membros do MP para a contínua formação de um corpo jurídico de excelência.

O Representante do Corpo Docente Dr. Alexandre Lipp João destaca que a “FMP há 38 anos está cumprindo uma nobre missão de preparar futuros Promotores de Justiça e bacharéis em Direito”.

Atualmente, além do tradicional curso Preparatório, a FMP oferece Graduação em Direito, com quase 800 estudantes ativos. O Programa de Pós-graduação disponibiliza 16 cursos nas modalidades presencial e EaD que agregam praticamente 2 mil alunos de todo o país. Há parcerias com dezenas de entidades como a OAB Nacional que irá distribuir 15 mil bolsas de pós graduação para advogados de todo o Brasil.

Foto do 11º andar

A FMP também oferece cursos presenciais e a distância na Modalidade In Company, atendendo às necessidades do mercado e moldando-se de acordo com a realidade de cada empresa. Outro fato a destacar, é a internacionalização da FMP a partir da parceria com a Universidade de Lisboa para o curso de especialização LLM em LGPD & GDPR, com dupla titulação Brasil-Portugal. Outros cursos foram pensados para atender as demandas emergentes como LLM em Advocacia Corporativae LLM em Direito Médico e da Saúde.

O CEO da FMP, Professor Silvio Teitelbaum destaca: “O exercício diário do nosso propósito nos legitima para que contribuamos com a sociedade por meio da Educação. Nosso compromisso com os 17 objetivos da ONU que tem embasado nossas campanhas de comunicação promovem um engajamento sistêmico da comunidade acadêmica. Os resultados têm sido significativos e seguiremos com a nossa agenda propositiva de construirmos uma sociedade mais justa e igual a partir das carreiras jurídicas.”

Fiel aos propósitos do Ministério Público, a FMP notabiliza-se pela vanguarda dos temas e pela recepção aos projetos dos alunos como forma de desenvolver profissionais capazes de melhorar a sociedade. Em 2020, foi criado o CAES – Coletivo Antirracista Esperança Garcia que fomenta e discute ações antirracismo. O projeto FMP Plural aberta as portas da Instituição para debates latentes na sociedade envolvendo questões de violência e gênero estabelecendo uma conexão entre o conhecimento acadêmica e a vida prática. O Escritório Modelo, do Núcleo de Prática Jurídica, oferece assistência a pessoas de baixa renda vinculadas à Fundação Pão dos Pobres, Santa Casa de Misericórdia entre outras. É uma forma de materializar o slogan da FMP: Direito é para a vida.

Em busca de soluções para garantir a excelência na qualidade do ensino e se adaptar à realidade imposta pela pandemia da Covid-19, a FMP investiu em tecnologia de ponta no sistema educacional. Todas as salas de aula da Instituição contam com uma câmera inteligente pelas quais o professor transmite a aula em tempo real. O docente também consegue enxergar os alunos, mitigando os feitos do distanciamento. Além da renovação tecnológica, a FMP investe no treinamento dos professores diante das demandas do cenário atual. Ainda como parte do processo de modernização, um novo site foi elaborado (fmp.edu.br) com novos conteúdos.

Aluno na sala de aula prática

A FMP tem um campus vertical, na Rua Coronel Genuíno, 421, com fácil acesso e ambientes especializados, como a sala do Tribunal do Júri. O prédio fica estrategicamente localizado no chamado Quadrilátero Jurídico, que reúne na mesma região as sedes do Ministério Público, Tribunal de Justiça, Foro Central e OAB. A biblioteca com mais de 2 mil livros e material de apoio é uma das mais completas entre as faculdades privadas. A FMP ainda possui um novíssimo auditório como 147 lugares, local de eventos com convidados internacionais. As atividades contendo painéis, aulas especiais e debates são realizadas praticamente todos os dias, num intercâmbio de conhecimento entre alunos, docentes e profissionais.

O Vice-presidente da FMP, Dr. Luciano Brasil, comemora os feitos da Instituição nessas quase quatro décadas. “Parabéns à FMP pelos 38 anos de existência e afirmação. A FMP expressa as melhores práticas do ensino jurídico, conjugando modernidade e tradição”, destaca. Já o Diretor da Faculdade de Direito, Dr. Gilberto Thums, resume a trajetória da FMP: “Há 38 anos formando profissionais para lutar pelo Direito e pela Justiça”.

O Conselho Administrativo na gestão 2020-2022 é formado pelo Presidente, Procurador, Dr. Fábio Roque Sbardellotto tendo como Vice o Dr. Luciano de Faria Brasil; Diretor da Faculdade Dr. Gilberto Thums e CEO Professor Silvio Teitelbaum. Já o representante do Corpo Docente é o Dr. Alexandre Lipp João. 

Em nome da Instituição, a FMP acredita na busca incessante da qualidade do processo ensino-aprendizagem e no papel que a Instituição tem no desenvolvimento de cidadãos ao difundir os valores do Ministério Público por meio da educação.

Conteúdos relacionados

link whatsapp