4 séries essenciais para estudantes de Direito

Assistir a séries é uma das formas mais legais de conhecer outras realidades, visitar novos lugares e, além de tudo, adquirir novos conhecimentos. Para quem estuda Direito, são diversas opções de seriados que tratam sobre assuntos jurídicos, mostrando o dia a dia de Advogados, Promotores e Juízes. Pensando nisso, a FMP selecionou 4 séries interessantes para quem estuda Direito. Confira!

1. How To Get Away With Murder

Para quem gosta de Direito Penal, How To Get Away With Murder é um clássico. A série conta a história de quatro calouros do curso de Direito que se esforçam para impressionar a professora de Direito Penal, Annalise Keating, vivida pela atriz Viola Davis. Os jovens passam a trabalhar diretamente com Annalise em seu renomado escritório, aprendendo sobre as estratégicas e reviravoltas em tramas de assassinato. Por se tratar de uma relação entre alunos e professora, a série está recheada de diálogos interessantes, com muitas lições na área jurídica criminal. Além disso, a série tem nota 8,3 no IMDb, e a atriz Viola Davis ganhou o Emmy de melhor atriz em 2015, tornando-se a primeira atriz negra a levar o prêmio.

2. Suits

Se a sua área de interesse é o Direito Empresarial e Corporativo, a dica é a série Suits. Querida pelo público e sucesso de crítica, a trama tem todos os elementos do sucesso na carreira jurídica. Sediada em Manhattan, a história tem todo o glamour da advocacia corporativa, narrando o dia a dia do advogado de sucesso Harvey Specter e seu pupilo Mike Ross. Lidando com casos complexos, que causam diversas reviravoltas e resultam em acordos milionários, a dupla envolve o espectador do início ao fim. A série tem 9 temporadas e nota 8,7 no IMDb.

3. The People v. O. J. Simpson

Baseada em uma história real, The People v. O. J. Simpson acompanha o julgamento do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de assassinar a ex-esposa, Nicole Brown, e seu amigo, Ronald Goldman, em 1994. O caso recebeu muita atenção e grande destaque da mídia por envolver pessoas famosas, tendo muitos bastidores e especulações. A obra, feita com base no livro de Jeffrey Toobin foca na atuação dos advogados de ambos os lados, desde as estratégias adotadas até as ações que usam para conquistar a confiança do júri. Ou seja, uma aula de Direito em cada episódio.

4. The Good Wife

Inspirada em uma história real de um escândalo sexual envolvendo um político americano, a série The Good Wife conta a história de Alicia Florrick, uma advogada que, depois de anos como dona de casa, dedicando-se apenas à família, precisa retomar a carreira após o marido ser preso. Ao trabalhar em um renomado escritório de Chicago, ela se transforma de uma envergonhada esposa de político em uma poderosa mulher de carreira, mostrando que pode ser muito mais do que uma “boa esposa”. A série é interessante não só pelo conteúdo jurídico, mas pela construção da personagem, juntamente com questões de gênero e das mulheres na advocacia

Qual outra série com conteúdo jurídico que você gostou de assistir? A FMP sempre tem as melhores dicas da área do Direito.