Como é o mercado de trabalho em Direito Ambiental e Urbanístico? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Os avanços nas sociedades, tanto em tecnologia quanto em relação às vivências, tornaram mais complexos os vínculos entre as pessoas, as cidades e o meio ambiente. Portanto, o Direito Ambiental e Urbanístico, área responsável pela regulação social entre estes fatores, tem sido cada vez mais requisitado. Não é à toa que sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) estão ligados à importância da preservação do meio-ambiente.

Quer saber mais sobre a área de atuação e o mercado de trabalho de Direito Ambiental e Urbanístico? Confira algumas informações que são imprescindíveis para quem deseja seguir uma carreira neste ramo.

> Leia mais conteúdos sobre o tema

Direito Ambiental e Urbanístico

Como o próprio nome já diz, o Direito Ambiental e Urbanístico trata, principalmente, das relações entre os espaços, sejam eles urbanos, rurais ou florestais, e a ocupação destes por parte das sociedades humanas. Assim, o princípio que rege sua atuação é o da sustentabilidade, a fim de que a convivência entre diferentes necessidades ocorra de forma harmônica sempre com o objetivo de preservar a natureza e as formas de vida presentes nela, além de garantir uma ocupação consciente e sustentável em todas as localidades. 

Demandas da atualidade

Por conta do crescimento exponencial das grandes cidades e de mudanças no ambiente rural, o Direito Ambiental e Urbanístico se faz cada vez mais necessário. Os desafios para os profissionais especializados nesse ramo são os mais diversos. Pelo lado ambiental, questões como a preservação do meio ambiente e dos ecossistemas, a luta contra o desmatamento e as queimadas, além da não incomum ocorrência de acidentes e desastres naturais estão sempre em pauta. Pelo viés urbanístico, aspectos como planejamento urbano, regularização fundiária, promoção da qualidade de vida em ambiente urbano, proteção do direito humano à moradia e valorização do patrimônio cultural são alguns dos tópicos mais comuns. 

Além disso, o surgimento de novas legislações ambientais, a necessidade de se discutir a mobilidade urbana e as tendências de sustentabilidade não são uma preocupação somente do governo e de órgãos públicos, mas da sociedade em geral, tanto de pessoas físicas quanto de empresas do setor privado – afinal, a preservação e a convivência harmoniosa nos espaços deve ser um comprometimento de todas as pessoas. 

> Conheça a Pós-graduação EaD em Direito Ambiental e Urbanístico

Visão do mundo

O mundo mudou gradativamente sua percepção acerca da proteção ambiental e organização urbana. Dessa forma, também houve uma mudança de perspectiva em vários setores do mercado, o que é uma grande vantagem para quem exerce a advocacia e deseja se concentrar nessas questões. 

Além do crescimento da visão social da habitação e do uso dos espaços públicos, essa tendência se concentra na conservação dos recursos naturais. 

Mercado de trabalho

O mercado jurídico neste segmento tende a aumentar a demanda, proporcionando assim mais oportunidades de emprego para os profissionais da área jurídica. Diante desse cenário, está claro que este é um dos campos jurídicos que mais evoluiu nas últimas décadas e que a demanda por profissionais especializados está em pleno crescimento no mercado. Para atuar nessa área, o melhor caminho é fazer uma Especialização que preza pela excelência de seu corpo docente e pelo aprendizado do aluno.

Conteúdos relacionados

link whatsapp