Mas afinal, o que é o Enade? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Muito se fala sobre o Enade e a importância dele para os alunos e para uma Instituição de ensino. Mas você sabe realmente o que é e para que ele serve?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de Graduação (bacharelados, licenciaturas e superiores de tecnologia) em relação aos conteúdos programáticos que são previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Confira: Vestibular de inverno em 05/07 na FMP

As áreas de conhecimento que terão os cursos avaliados a cada ano são definidas pelo Ciclo Avaliativo do Enade. As áreas têm seus estudantes concluintes avaliados em um período de três a três anos. É necessário que os formandos dos cursos das áreas avaliadas participem da prova e respondam um Questionário do Estudante para realizar a colação de grau.

O Exame é aplicado pelo Inep desde o ano de 2004, e está integrado ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele é composto também pela Avaliação de cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos, eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

Você pode conferir mais informações na página oficial do Enade, clicando aqui.