A acadêmica Alessandra Figueiró Thornton, do 9º semestre da Graduação em Direito da FMP, teve um artigo publicado em obra coletiva que reúne pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior do país. O texto discute o acesso da criança ao futuro a um meio ambiente social e natural.
Com formação anterior em Letras, Pedagogia e especialização em Psicopedagogia, Alessandra tem se dedicado à produção de conteúdos voltados à infância. “Esse tema me mobiliza pela minha trajetória e pela importância de se pensar os direitos das crianças para além do presente”, afirma.
O artigo foi indicado pela professora Raquel Lopes Sparemberger, que acompanha o trabalho de grupos de pesquisa envolvidos na publicação. A reflexão proposta por Alessandra ganha ainda mais relevância diante dos eventos climáticos extremos que vêm afetando o país. O texto discute, entre outros pontos, a ausência de mecanismos legais que permitam à criança reivindicar condições básicas de sobrevivência no futuro, como o acesso à água potável ou a ambientes não poluídos.
“As crianças são parte inalienável da natureza, devendo-se conferir a elas não só o direito a um ambiente saudável, mas a uma plena conexão com a natureza e os benefícios advindos desta para o seu bem-estar físico, psicológico e social (…). Até que as crianças sejam atendidas nesses direitos, elas não poderão arcar com a responsabilidade pela natureza e meio em que vivem”, destaca o artigo.
A publicação reconhece a importância de ampliar o debate sobre os direitos ambientais na infância como pauta urgente e necessária diante da crise climática e da crescente desigualdade no acesso a ambientes seguros.
🔗Leia na íntegra o artigo: A Criança e o Acesso Sustentável: Direitos e Garantias ao meio Social e Natural
Sobre a obra coletiva:
Disponível em: Pergamun, acervo online UNIVALI.