Entenda a Lei que dispensa autenticação de documentos e o reconhecimento de firma - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

A Lei de nº 13.726/18 institui o Selo de Desburocratização e Simplificação e tem como objetivo agilizar atividades internas e acelerar a entrega de demandas do setor público. Ela está ligada também ao acesso à tecnologia, principalmente com pandemia de Covid-19, que proporcionou uma transformação digital nas burocracias de atos e procedimentos administrativos dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

> Conheça as Especializações EaD da FMP

Com a Lei, os sistemas de gestão definem que tarefas se tornem automatizadas, deixando de serem trabalhados manualmente. Ela também estabelece o fim da autenticação de cópias, a dispensa da obrigatoriedade de reconhecimento de firma e a não exigência de alguns documentos pessoais, em situações que há necessidade de atendimento em repartições públicas. Desse modo, os protocolos, anexo de documentos e direcionamento de demandas podem ser feitas por qualquer cidadão.

Abaixo, alguns documentos que foram dispensados, de acordo com a Lei:

  • Apresentação de certidão de nascimento;
  • Apresentação de título de eleitor;
  • Autenticação de cópias de documentos;
  • Reconhecimento de firma;
  • Juntada de documento pessoal do usuário;
  • Apresentação de autorização com firma reconhecida para viagem de menor, desde que os pais ou responsáveis estejam no momento do embarque.

Conteúdos relacionados

link whatsapp