Bacharelado em Direito: o que você precisa saber sobre o curso

Para uns, é um sonho desde criança; já para outros, o desejo de cursar Direito se manifesta ao longo da vida. Seja qual for o caso, a escolha exige, entre outras coisas, reflexão, autoconhecimento e pesquisa — aliás, esse é o segredo para escolher qualquer profissão e para permanecer nela com sucesso.

Já parou para pensar nos motivos que te levam ao bacharelado em Direito? Veja, neste conteúdo exclusivo da FMP, curiosidades e fatos que você precisa saber antes de ingressar em uma das graduações mais procuradas pelos estudantes. Confira!

 

O perfil do estudante de Direito

Em primeiro lugar, é preciso ficar claro que não existe um perfil que enquadre todos os alunos do curso. Há, no entanto, características facilitadoras para um bom aproveitamento da graduação em Direito — mas não se preocupe: não é nada que você não possa desenvolver durante a sua trajetória acadêmica. 

Pessoas que gostam de ler e estudar, por exemplo, podem apresentar menos dificuldades iniciais. Isso porque o bacharelado em Direito possui um currículo extenso e denso, composto por leituras de variadas áreas do conhecimento, tais como história, filosofia e economia, além dos textos jurídicos clássicos e contemporâneos. Por isso, é importante observar o seu perfil e avaliar quais características você terá que desenvolver para obter sucesso na sua escolha profissional.

 

Habilidades fundamentais

Assim como o perfil do estudante, outro ponto a ser destacado são as habilidades necessárias para um desempenho de excelência. Caso você já as possua, ótimo. Caso não possua, certamente irá aprender e desenvolver durante a graduação. 

Boa argumentação, poder de persuasão, bom relacionamento interpessoal, boa comunicação e capacidade de falar em público e de se expressar pela escrita são algumas delas. O bacharelado em Direito, apesar de ser um curso exigente, é planejado para que o aluno evolua a cada semestre, desenvolvendo, assim, as habilidades e as características fundamentais para se tornar um profissional qualificado.

 

Organização e planejamento

 

Organização é tudo e, em seguida, vem o planejamento.

O bacharelado em Direito, em geral, possui 10 semestres e, no caso da FMP, uma carga horária total de 3.735 horas, dividida entre 202 disciplinas.

Ou seja, é muito conteúdo para estudar e praticar por, pelo menos, 5 anos. Como dar conta de uma grade curricular ampla e densa como essa sem criar uma rotina de aulas, sem organizar os conteúdos e sem planejar os horários de estudo, por exemplo?

É praticamente impossível, não é mesmo? Por isso, é importante se organizar e planejar os seus horários e as suas atividades desde o início, seja em uma agenda física ou virtual. Crie uma rotina de aulas e de estudo coerente com a sua vida pessoal. O curso irá exigir essa organização e é melhor começar o quanto antes.

 

Direito não é só teoria

A prática também é muito importante! 

Os estágios obrigatórios e não obrigatórios são uma excelente oportunidade para desenvolver o conhecimento e lembrar dos conteúdos aprendidos, além de se familiarizar com as rotinas da profissão.

Na FMP, os alunos exercem a prática ainda na graduação, através do Escritório Modelo, onde, assistidos por professores, cumprem demandas processuais reais. Isso garante não apenas uma educação de qualidade aos estudantes, como também colabora com as demandas da sociedade.

 

Vivência no mundo do Direito

 

A vida de um estudante de Direito não é feita apenas de aulas e leituras. Para um ensino completo e de qualidade, é importante uma imersão em todos os âmbitos da área de conhecimento. Participe de palestras, eventos e grupos de estudo, realize pesquisas de iniciação científica e faça estágios. Interaja com outras pessoas da área e crie o seu networking. Além da possibilidade de conseguir horas complementares e certificados que irão enriquecer o seu currículo, isso tudo contribuirá para o seu crescimento profissional. 

 

Muitas áreas de atuação

É isso mesmo! O campo que você está prestes a escolher é versátil. São diversas áreas de atuação e diversas opções de trabalho. Por isso, mantenha a mente aberta. Mesmo que você ingresse no bacharelado em Direito com alguma preferência de atuação, dê chance às demais possibilidades e se permita conhecer outras carreiras.

No blog da FMP, você encontra conteúdos que vão te ajudar a conhecer mais sobre algumas carreiras possíveis.

Confira: PENSANDO EM ESTUDAR DIREITO? VEJA 3 ÁREAS DE ATUAÇÃO.

 

Exame da OAB

Do início ao fim do curso, o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é muito aguardado por todos os estudantes de Direito. Afinal, é através dele que os formandos se provam capacitados para exercer a profissão.

Apesar de desafiador, não há motivos para se preocupar. O exame da OAB é realizado 3 vezes ao ano e o conteúdo cobrado não é nada diferente do que já foi visto ao longo da graduação. A dica, portanto, é: organize-se e programe um plano de estudos eficiente para revisar os principais tópicos e esclarecer dúvidas. Isso te dará mais confiança e tranquilidade para realizar a prova.

Leia mais: A ESCOLHA DA FACULDADE DE DIREITO AJUDA NA APROVAÇÃO DA OAB?

 

 

Essas foram apenas algumas curiosidades e fatos interessantes para quem está prestes a ingressar no bacharelado em Direito. Caso você ainda possua alguma dúvida sobre o curso, converse com algum aluno ou especialista da área. Outra dica é visitar a sede da faculdade onde você deseja estudar ou navegar pelas suas redes sociais. Isso tudo certamente vai contribuir para a sua tomada de decisão e garantir uma escolha certeira.

Saiba mais sobre a FMP navegando no nosso site e acompanhe as atualizações do universo do Direito pelo Instagram!

Conteúdos relacionados

link whatsapp