A carreira no Direito, como se sabe, é muito ampla, o que permite ao(à) profissional escolher uma grande variedade de áreas para trabalhar, de acordo com o grau de afinidade e as habilidades para desempenhar tal atribuição. A mais conhecida — e talvez a mais procurada — é a advocacia. Porém, existem outras possibilidades para quem é bacharel(a) em Direito.
Neste post, nós, da FMP, separamos para você algumas das principais profissões da carreira em Direito além da advocacia. Confira!
Magistratura
A carreira de Juiz(a), sem dúvida, é uma das mais almejadas no mundo jurídico, afinal, é uma posição de muito prestígio na sociedade e com uma remuneração muito atrativa. A magistratura permite ao(à) profissional atuar tanto na esfera estadual quanto na federal, dependendo do concurso que o(a) bacharel(a) realizar.
Para trabalhar como Juiz(a), é necessário um grande empenho nos estudos, pois os cargos são muito disputados nos concursos públicos, ou seja, a concorrência é muito grande. Além de ser bacharel, quem concorre a uma vaga à magistratura precisa ter atuação comprovada no Direito, de acordo com o edital do concurso.
Promotoria
A carreira na Promotoria também é muito desejada pelos profissionais do Direito. Além da estabilidade e dos altos vencimentos, a profissão exerce tarefas nobres para a sociedade: o zelo pela ordem social, a defesa dos Direitos Humanos, o combate à corrupção, entre outras.
Justamente por ser uma carreira muito desejada, é também muito disputada. Para tornar-se representante do Ministério Público, é necessário ter bacharelado em Direito, ser aprovado(a) no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, três anos na advocacia. Saiba mais clicando aqui.
Procuradoria
A procuradoria oferece ao(à) profissional uma ampla área de atuação nas esferas municipal, estadual e federal. O(a) Procurador(a) vai trabalhar em ações da Justiça relacionadas às atribuições de um município, de um estado ou do governo federal.
Para exercer essa função, além do bacharelado em Direito, o(a) profissional precisa ser aprovado em concurso público específico ou ser indicado por agentes do governo para trabalhar em cargo comissionado. As vagas de Procurador oferecem ótimos vencimentos, o que, sem dúvida, atrai muitos profissionais.
Desembargador
O papel do(a) Desembargador(a) é bem parecido com o de um Juiz: tomar decisões judiciais, no entanto, na segunda instância do Poder Judiciário. Diferentemente das demais carreiras citadas neste post, para tornar-se desembargador não é preciso a realização de um concurso público.
Para se tornar um(a) Desembargador(a), porém, existe uma série de exigências profissionais, como, por exemplo, ter, no mínimo, 10 anos de experiência em Direito. Além disso, essa função é escolhida pelos governadores e pelo presidente do país por meio de indicações de nomes organizados pela Ordem dos Advogados do Brasil e pelo Ministério Público.
Delegacia de polícia
Os cargos em delegacias de polícia são muito concorridos no mundo jurídico. Por isso, passar em um concurso público exige muita dedicação do(a) bacharel(a) e um conhecimento consistente em Direito Penal, afinal, o trabalho é baseado em investigações criminais.
Além do bacharelado em Direito e da aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, o cargo em uma delegacia de polícia exige, ainda, três anos de experiência profissional comprovada.
Defensoria pública
A carreira na defensoria pública é muito atrativa financeiramente e nobre para a justiça social. O Defensor Público atua na representação dos direitos de indivíduos sem condições financeiras de arcar com os honorários de um(a) advogado(a), podendo trabalhar no âmbito estadual ou federal.
Para exercer o cargo, é necessário o bacharelado e a inscrição na OAB, ter a prática jurídica de três anos comprovada, além de passar em concurso público específico, em um processo seletivo muito concorrido, com provas e apresentação de títulos. Saiba mais clicando aqui.
O Direito é muito amplo e traz inúmeras possibilidades de atuação. No entanto, vale ressaltar: ele demanda muito estudo e dedicação, pois a carreira no serviço público é muito concorrida, ou seja, com empenho e uma boa base de conhecimento técnico, a sua atuação no Direito pode ser de muito sucesso.
Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito!