Com parceria da FMP e outras instituições, I Encontro Internacional da REFAM busca disseminar o trabalho dos grupos de pesquisa - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Em 24/09, das 8h às 22h, ocorre o I Encontro Internacional da Rede de Pesquisa em Direito de Família e Sucessões (REFAM). O evento garante 5 horas de atividade complementar aos alunos que assistirem integralmente as conferências, e 5 horas para quem assistir cada um dos grupos de trabalho.

O seminário tem o objetivo de disseminar as pesquisas realizadas pelos Grupos de Pesquisas da Rede, incluindo o Grupo de Pesquisa Família, Sucessões, Criança e Adolescente e Direitos Transindividuais, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da FMP. A ideia também é desenvolver ações voltadas à internacionalização integradora de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Serão quatro grupos de trabalho, divididos nos seguintes tópicos: Relações existenciais em família e sucessões, relações patrimoniais em família e sucessões, vulnerabilidades e direitos transindividuais, e métodos adequados de tratamento de conflitos de família e sucessões. Entre os temas das conferências, está uma conversa sobre os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, conduzida pela Profª Dra. Claudia Lima Marques (UFRGS), e também uma discussão sobre pactos sucessórios renunciativos entre nubentes, pela Profª Dra. Rute Teixeira Pedro (Faculdade de Direito da Universidade do Porto – Portugal).

Além da FMP, outras instituições de ensino são parceiras na organização do evento por meio de seus Programas de Pós-Graduação em Direito (PPGD). São elas: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para saber mais informações, como o cronograma dos grupos de trabalho e das conferências, acesse a página do evento clicando aqui.