Conheça as principais áreas de atuação do Direito no Brasil

A formação no curso de Direito leva o profissional a inúmeras possibilidades de atuação, que, inclusive, diferentemente do que se costuma pensar, vão além das atividades em escritórios e tribunais. Tal amplitude de oportunidades pode ser um ponto positivo para uns, mas também pode se transformar em uma dúvida cruel para outros. 

O lado bom, contudo, é que, ao longo da faculdade, o aluno terá a oportunidade de explorar e se aprofundar nas áreas de conhecimento de seu interesse, possibilitando a escolha certa na hora H. É importante, portanto, se manter de mente aberta e conhecer a fundo os campos profissionais que compõem o universo jurídico. 

Para ajudar nesse momento importante da vida, a FMP preparou um conteúdo sobre as principais áreas de atuação do Direito no Brasil. Acompanhe a leitura e defina o seu posicionamento profissional!

 

Características do mercado jurídico

Para início de conversa, as áreas de atuação do Direito não apenas são diversas como também estão em constante processo de atualização. Outra característica interessante é a sua capacidade de assimilar as novas demandas das sociedades e das suas respectivas localidades, promovendo, assim, de tempos em tempos, o surgimento de novas áreas profissionais

Seja no setor privado ou no público, é certo que o profissional do Direito se encontra em uma das áreas mais prestigiadas e valorizadas do Brasil, podendo experienciar excelentes oportunidades conforme o seu gosto e o seu perfil. 

 

Áreas de atuação em destaque

Direito Digital

Com a aprovação do Marco Civil da Internet em 2012 e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) em 2018, que instituíram direitos e deveres à rede digital e aos seus usuários, o Direito Digital se tornou uma das áreas de atuação mais promissoras do país e do mundo.

O profissional dessa área lida com todas as questões jurídicas relacionadas à web (cibersegurança, inclusive), atendendo demandas de empresas de software, usuários da internet, lojas virtuais e provedores de banda larga, por exemplo.

 

Direito do Consumidor

Para atuar nessa área, é preciso conhecer a fundo o Código de Defesa do Consumidor. É com base nele que o profissional atua em prol do fornecedor de bens ou serviços e do consumidor, caso este se sinta lesado em relação ao produto ou ao serviço prestado por uma determinada empresa. Outra opção é atuar como consultor jurídico de empresas, a fim de evitar o descumprimento da lei.

 

Direito Civil 

Compreendido como Direito do Cidadão, é o mais abrangente e complexo de todos os campos do Direito, ramificando-se em outras subáreas. O profissional do Direito Civil trabalha pelo equilíbrio das relações entre pessoas e empresas, podendo atuar em situações de divórcio, em divisões de herança e em ações relacionadas à propriedade de bens móveis e imóveis, por exemplo. 

Nessa área, é comum que o profissional trabalhe de forma autônoma, em escritórios ou em empresas. Um segmento que tem ganhado destaque nos últimos anos é o de Governança Corporativa e Compliance, que atua para que a empresa esteja em conformidade com a legislação.

 

Direito Tributário

A complexidade do sistema tributário brasileiro faz do Direito Tributário uma das áreas mais promissoras do momento. O profissional da área trabalha com impostos e tributos e deve possuir um alto nível de capacitação, com a finalidade de cuidar do patrimônio de pessoas físicas e jurídicas. Entre as funções executadas estão o planejamento tributário, a recuperação de créditos tributários, a orientação tributária e a atuação em problemas judiciais.

 

Direito Ambiental

Basta acompanhar os jornais e as redes sociais para saber que essa é outra área em evidência no mercado. A preocupação com os rumos que o meio ambiente tem tomado resultou em uma expansão do número de setores que trabalham para amenizar os impactos gerados pela humanidade nas últimas décadas. 

É o caso dos profissionais do Direito Ambiental, que podem atuar em processos judiciais civis e criminais relacionados ao meio ambiente. Além de empresas privadas, outra possibilidade de trabalho reside nas Organizações Não Governamentais (ONGs), organizações sem fins lucrativos que promovem ações de solidariedade e de conscientização socioambiental.

 

Direito Penal 

Tradicional área do Direito, refere-se às penas impostas aos que descumprem as leis. O profissional que atua nesse campo trabalha dando assistência e preparando defesas ou acusações a pessoas físicas ou jurídicas com base no Código Penal. Caso atue no setor privado, o profissional poderá exercer as suas atividades como autônomo ou em escritório, representando clientes em processos penais. Há também a possibilidade de atuar no setor público, em cargos como defensor público, promotor e delegado de polícia, por exemplo.

 

Direito Trabalhista

Ramo do Direito especializado na regulamentação das relações de trabalho entre funcionários e empregadores e no cumprimento dos direitos estabelecidos. O advogado trabalhista poderá defender tanto colaboradores quanto empresas, além de atuar prestando assessoria, consultoria e planejamento estratégico. Outros casos tratados por esse profissional dizem respeito à previdência social e a questões sindicais. 

 

Conheça outras áreas de destaque: Direito Empresarial, Direito Contratual, Direito Eleitoral, Direito Imobiliário, Direito Desportivo, Direito Rural e Direitos Humanos.

 

Áreas do Direito para prestar concurso público

Além das áreas já citadas, os profissionais do Direito também possuem ótimas opções de atuação no setor público, incluindo ótima estabilidade financeira e possibilidade de crescimento na carreira.

Com oportunidades nos níveis municipal, estadual e federal, a carreira pública exige muito estudo e dedicação para aprovação em concurso, visto que se tratam de cargos concorridos e com um nível de conhecimento elevado. Ao final, todo o esforço é super recompensado, já que estamos falando de profissões das mais almejadas. Algumas delas são:

 

Promotoria

Atua na defesa dos interesses da sociedade e do Estado, preservando a ordem social. O promotor fiscaliza irregularidades e o descumprimento de leis por meio de ações junto ao juiz. 

 

Procuradoria

Os profissionais que atuam nessa carreira podem ser Procuradores do Trabalho, Procuradores-Gerais de Justiça, Procuradores-Gerais, Procuradores da República e Procuradores Estaduais ou Municipais.

 

Magistratura

Os juízes podem atuar nos níveis estadual ou federal, sendo responsáveis pela condução de audiências e julgamentos e pela interpretação de processos judiciais, por exemplo.

 

Defensoria Pública

É responsável por defender interesses individuais ou de um grupo de pessoas que não possui condições de arcar com os custos de um processo judicial. O profissional, portanto, presta orientação e acompanhamento jurídico aos seus clientes.

 

Em qual área de atuação você possui mais interesse? Seja qual for a sua escolha, é fundamental se preparar para o mercado de trabalho através de uma formação acadêmica de qualidade e consistente

Escolha uma trajetória de sucesso! Conheça os cursos preparatórios, de graduação e de pós-graduação da FMP.

 

Saiba mais sobre a FMP navegando no nosso site e acompanhando as atualizações do universo do Direito pelo Instagram!

Conteúdos relacionados

link whatsapp