Motivos que fazem da FMP uma referência no ensino jurídico

A história do Direito confunde-se à própria história da sociedade, pois foi por meio do desenvolvimento das relações sociais — suas interações e complexidades — que a prática surgiu.

Há quase 40 anos a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP) dedica-se ao ensino do Direito, sendo reconhecida pelo seu pioneirismo quanto à formação profissional e pela sua autoridade no segmento.

Mais do que um ensino curricular de qualidade, a FMP oferece uma vivência no universo jurídico integrada à missão institucional de promover, por meio da educação, o desenvolvimento humano e profissional de quem vai melhorar o mundo.

Quer saber mais? Acompanhe com a gente 3 motivos que fazem da FMP uma referência no ensino jurídico.

Relações de valor

Criada a partir da união entre Promotores e Procuradores de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, a FMP teve a sua origem fundamentada nos seguintes valores:

– Compromisso social;

– Democracia;

– Ética;

– Excelência no conhecimento;

– Foco no ser humano;

– Transparência.

A tradição da Instituição é reconhecida com base nesses norteadores, vindo a determinar a sua cultura, que estimula a proximidade e a convivência entre as pessoas.

É assim que o compromisso social encontra espaço para se estabelecer, uma vez que o conhecimento é propulsor para transformar realidades e para proporcionar um bem maior para toda a sociedade.

Já que estamos falando de relações, vamos estender o assunto para a formação de networking, um ponto extremamente relevante para o desenvolvimento profissional.

Na FMP, são oferecidos diversos eventos com a presença de renomados juristas atuantes no mercado local e nacional. Da mesma forma, existe a possibilidade de intercâmbio em instituições internacionais conveniadas à FMP em países como Itália, Portugal e Argentina.

Isso tende a potencializar a formação e a consolidação da rede de contatos, trazendo visibilidade e oportunidades para a sua carreira.

Infraestrutura jurídica

Quando pensamos na infraestrutura de uma sala de aula, é comum imaginarmos um ambiente organizado com mesas e cadeiras. Essa concepção, no entanto, destaca apenas os objetos físicos e materiais do local.

A FMP proporciona aos estudantes um ambiente de ensino acolhedor para trocas, para o desenvolvimento cognitivo e para o networking, no qual a experiência jurídica é vivenciada integralmente, ainda que na academia.

Localizada junto ao Quadrilátero Jurídico de Porto Alegre, a FMP é vizinha de alguns dos principais órgãos da cidade e do estado, como o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) e a Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul (OAB-RS), entre outros.

Nas dependências da FMP, temos a Área de Convivência, o Tribunal Didático, o Escritório Modelo, as salas de aprendizagem prática, as salas de aula com tela interativa, a biblioteca e também o auditório.

Aqui, a infraestrutura está preparada para atender todo o escopo de ensino, desde a Graduação ao Mestrado, passando pelos cursos de especialização, de aperfeiçoamento e preparatórios.

Um currículo de excelência

Se você não está convencido sobre a FMP ser a melhor opção para cursar Direito, espere para conhecer os diferenciais abaixo.

Como instituição que preza pela excelência no conhecimento, o corpo docente é constituído por profissionais com ampla experiência no mercado, no intuito de privilegiar a coesão entre conteúdo e prática ou, em outras palavras, entre a academia e o mercado.

A sinergia dessa composição garantiu à FMP o selo OAB Recomenda pela 3ª vez consecutiva e nota máxima no MEC — sem falar de outros títulos e reconhecimentos, como instituição com o maior índice de aprovação no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) entre as entidades privadas do estado.

Para a formação acadêmica, são oferecidas as modalidades on-line e presencial, além de ser disponibilizado ao estudante o acesso à plataforma Moodle para o aprofundamento e para a recuperação de conteúdo, entre outras vantagens que proporcionam a melhor performance nos estudos e o maior aperfeiçoamento da trajetória profissional.

Agora que você sabe mais da FMP, navegue em nosso site e acompanhe as atualizações do universo do Direito pelo Instagram!