Delegado Federal: o que é preciso para seguir esta carreira

A Polícia Federal é uma das corporações de segurança pública que mais ganhou destaque nos últimos anos. Por conta do combate à corrupção, peculato, entre outros ilícitos penais envolvendo agentes públicos, a instituição aparece com muita regularidade na imprensa. 

Entre os membros da Polícia Federal, o(a) Delegado(a) é o(a) responsável por chefiar a unidade da corporação ao qual foi designado, realizando investigações, atribuições administrativas, planejamento de operações, entre outras tarefas. O cargo é muito disputado, pois, além da posição social importante, é uma função com uma das maiores remunerações dos órgãos de segurança. 

Neste post, nós, da FMP, preparamos para você tudo sobre o que é preciso para seguir a carreira de Delegado Federal. Vamos conferir?! 

A Polícia Federal 

Primeiramente, é importante destacar quais são as funções da Polícia Federal (PF), afinal, o órgão possui atribuições diferentes de outras corporações, como a Civil e a Militar. A PF é subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, ou seja, o ministro da pasta comanda a instituição durante a sua gestão. 

A Polícia Federal é a polícia judiciária da União, responsável por várias incumbências para a harmonia social do país. A PF, por exemplo, investiga delitos contra a ordem política e social, sobretudo em empresas públicas e autarquias. Além disso, trabalha na repressão de crimes cibernéticos, previdenciários e violação de Direitos Humanos. Também combate a pedofilia, o desvio de recursos públicos, a lavagem de dinheiro, entre diversas outras funções. 

Quais são as atribuições do delegado federal?

Bem, agora que vimos quais são as principais tarefas exercidas pela Polícia Federal, vamos analisar quais são as atribuições do delegado federal. O cargo exige muita responsabilidade, preparo técnico, físico e emocional, demandando do profissional muito empenho e proatividade.

O delegado federal instaura e comanda procedimentos policiais de investigação criminal, auxilia no planejamento de operações policiais, participa na execução de missões sigilosas, comanda medidas de segurança orgânica, entre várias outras atribuições tanto de campo quanto administrativas. 

A trajetória para se tornar delegado federal 

Agora que você já está por dentro do que faz um delegado da Polícia Federal, é importante saber como é a trajetória até chegar a este cargo. Em primeiro lugar, para comandar uma equipe da PF, é necessário ser aprovado em concurso público, aliás, um dos processos seletivos mais disputados do Brasil. As inscrições para o concurso de 2021 acontecem de 22 de janeiro a 9 de fevereiro, veja mais neste link.

Para concorrer à vaga, os(as) participantes precisam ser bacharéis em Direito e comprovarem três anos de atividades jurídicas ou policiais. Ao contrário de vários outros concursos públicos da área do Direito, para ser delegado(a) da Polícia Federal, ter a carteira da Ordem dos Advogados do Brasil não é obrigatório. 

O processo seletivo é dividido em quatro partes: prova objetiva e discursiva, com perguntas sobre Direito, português e conhecimentos gerais; teste físico, em que o(a) concorrente passa por um processo que envolve corrida, natação e exercícios de força; e a prova oral, cujo foco é responder perguntas sobre Direito para uma banca examinadora. 

Como vimos, tornar-se delegado(a) federal não é uma tarefa fácil. No entanto, com empenho, estudo e foco, é possível entrar para a Polícia Federal e conquistar um cargo importante para a vida profissional. Para isso, conte com uma instituição que prepara você para todos os desafios da carreira. 

A FMP é sua parceira para você desenvolver todas as suas potencialidades e habilidades, com um curso de Graduação com nota máxima na avaliação do Ministério da Educação, estando entre as seis melhores faculdades de Direito do Brasil. Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito

Conteúdos relacionados

link whatsapp