Diploma Digital é implementado na FMP - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O Diploma Digital já é realidade na Fundação Escola Superior do Ministério Público. Seguindo as determinações do Ministério da Educação (MEC), a FMP, desde o dia 4/11, está registrando e entregará aos alunos formados da Graduação o documento neste novo formato, que tem existência, emissão e armazenamento integralmente digitais.

O registro do diploma digital foi uma das metas acadêmicas do planejamento estratégico da Instituição, que, junto com a automatização dos processos acadêmicos, buscam melhorias da experiência dos acadêmicos nos serviços prestados ao longo da sua jornada de estudos.

A Gestora do Núcleo Acadêmico, Rosângela Rocho Berg, conta que a equipe esteve focada durante cinco meses para a implantação do projeto, em conjunto com o setor de Tecnologia da Informação. A conclusão do processo dependia somente da Portaria de Atribuição de Registro dos Diplomas expedidos pela FMP, que foi publicada sob o nº 956, de 1º de novembro de 2022, no D.O.U. do último dia 4 de novembro

O que é o Diploma Digital?

O Diploma Digital contém todas as informações pessoais e acadêmicas de conclusão do curso do aluno, além de seus documentos probatórios. Também é possível gerar uma representação visual do diploma digital, que contém um link e um QR code para validação do documento. As assinaturas têm certificação digital e carimbo de tempo na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), conforme os parâmetros do Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais, que conferem ao diploma digital sua validade jurídica.

Também faz parte do processo de geração do Diploma Digital a inclusão dos documentos em formato digital, dos acadêmicos, que formam o Dossiê do Discente. Todos os tipos de documentos que compõem o Dossiê do Discente foram classificados e padronizados pela Arquivista Janaine Xavier, com apoio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da FMP.

Ao investir em mais essa inovação tecnológica, a FMP promove a modernização de documentações acadêmicas, aliada às exigências da legislação educacional, e este é um momento especial para os formandos, que terão acesso ao diploma de forma ágil, tecnológica e segura.

Os primeiros Diplomas Digitais da FMP

Os acadêmicos integrantes da vigésima terceira turma de formandos, que concluíram o curso no primeiro semestre letivo de 2022, serão os primeiros egressos a receber o novo Diploma.

Mais informações sobre o Diploma Digital

• Todo aluno que colou grau no curso de graduação em Direito, a partir deste ano receberá o seu diploma no formato digital.
  • Os alunos que colaram grau antes de julho de 2022 e, que porventura ainda não tenham retirado seu diploma, deverão retirar a versão impressa “física”, no setor de atendimento da FMP, conforme horário de atendimento.
  • O aluno já diplomado, que recebeu a primeira via do diploma no formato físico, e que necessitar uma segunda via, receberá o diploma no formato digital.
  • O diploma físico emitido anteriormente não perde sua validade.

Outras informações você pode conferir acessando a página do diploma digital no portal do Ministério da Educação.