Dr. Fábio Roque Sbardellotto palestra na Brigada Militar sobre procedimentos policiais e processo penal - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O presidente da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, palestrou na quarta-feira, 24/01, para mais de 200 brigadianos, no auditório Coronel Otávio Frota, na Academia de Polícia Militar, em Porto Alegre. Como Procurador de Justiça do Ministério Público gaúcho, Sbardellotto falou sobre a importância dos procedimentos bem realizados, da cadeia de custódia e outros assuntos relacionados ao trabalho da corporação.

O Dr. Fábio, que atua na 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, enfatizou aspectos práticos da atuação da Brigada Militar que são decisivos nas decisões envolvendo processos criminais. Ele destacou, por exemplo, que a coleta de provas deve ser precisa e bem detalhada nas ocorrências e termos circunstanciados, sob pena de resultar em anulação das ações. A abordagem nas ruas e ingressos em residências pelos brigadianos também foram assuntos da palestra.

A atuação dos brigadianos foi amplamente destacada pelo Dr. Fábio na fase processual. “A Brigada Militar tem um papel fundamental para embasar o Ministério Público nas ações e processos. Por isso, é necessário que o trabalho, que já é bem realizado, seja conduzido com excelência para evitar anulações no decorrer do processo”, disse Sbardellotto.

O Comandante da EsFES-POA (Escola de Formação e Especialização de Soldados da Brigada Militar), Capitão Marco Antônio de Quadros Junior, ressaltou que a palestra será fundamental no cotidiano. “Ficamos muito gratos pelo conteúdo que aqui foi compartilhado pelo Dr. Fábio e temos a certeza de que será muito útil na tomada de decisão dos nossos policiais quando estiverem nas ruas ou em abordagens”, frisou o Capitão Quadros.

Ao final do evento, foram sorteadas duas bolsas de estudo com desconto para o curso de Graduação da FMP.