Escritório modelo da FMP: benefício para alunos, colaboradores e conveniados - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O Escritório Modelo da FMP é o lugar em que os alunos colocam em prática os ensinamentos adquiridos na sala de aula. Criado em 2017, ele integra o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), a unidade responsável pela coordenação e supervisão dos estágios.

É por meio do escritório modelo que os acadêmicos realizam o estágio obrigatório, atuando nos convênios que a FMP possui. Entre as instituições conveniadas estão a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a Fundação O Pão dos Pobres Santo Antônio.

Tanto a Santa Casa quanto a Fundação O Pão dos Pobres possuem assessoria jurídica nas áreas de direito de família, direito empresarial, direito do consumidor, acidentes de trânsito, locações, assistência social e demais demandas judiciais que estejam em trâmite nos Juizados Especiais Cíveis e Criminal. A representação processual ocorre nos campos de direito de família e de contratos.

A assessoria aos colaboradores da Santa Casa atende também os familiares (cônjuges e filhos) e médicos integrantes do corpo clínico do hospital. O Pão dos Pobres garante assessoria às famílias beneficiadas no atendimento socioassistencial, que comprovem renda familiar de até 3 salários mínimos.

Para alunos e colaboradores
O escritório modelo também é oferecido aos acadêmicos e colaboradores da FMP. A assessoria para estes públicos consiste na consulta de questões relacionadas às especialidades de direito de família, direito empresarial, direito do consumidor, acidentes de trânsito, locações, assistência social e outras demandas judiciais que estejam em trâmite nos Juizados Especiais Cíveis e Criminal. Há atendimento também de serviços jurídicos em sede de representação processual, gratuitamente, aos quais consiste no ajuizamento de ações, oferecimento de defesa e de acompanhamento de processos judiciais, ou seja, na propositura de demandas judiciais, nas áreas específicas de Direito de Família e de Contratos.

Podem ser assessorados processualmente: acadêmicos da Graduação que comprovam renda familiar de até 3 salários mínimos; e colaboradores e seus familiares (cônjuges e filhos), que comprovam renda familiar de até 3 salários mínimos.

Como funciona?
Aqueles que desejam atendimento do escritório modelo, podem realizar o procedimento de agendamento, via e-mail escritoriomodelo@fmp.com.br ou WhatsApp, no número (51) 99702-0632. Em caso de alunos ou colaboradores, devem ser enviados obrigatoriamente: nome, telefone e setor ou número de matrícula.