CAES - Quilombos no Brasil: do Direito às Relações Sociais - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O Coletivo Antirracista Esperança Garcia – CAES da FMP realiza o evento: Quilombos no Brasil: do Direito às Relações Sociais, para discutir os aspectos constitucionais, legais, filosóficos e sociais que envolvem os quilombos brasileiros.

 

Data: 5/08/2021

Horário: 18h15min

 

O evento será transmitido ao vivo/online através da plataforma Youtube e valerá como 2 horas de atividades complementares na modalidade de extensão. 

 

Participe! 

Palestrante(s)

Francisca Dias

Palestrante

Conhecida por muitos como Preta, é a atual presidente da Associação Religiosa e Cultural Maçambique de Osório, que representa a secular congada gaúcha Maçambique, situada em Osório, Litoral Norte, RS. É a atual Rainha Ginga, sucedendo a três rainhas gingas. Recebeu os prêmios João Cândido, GHC Seppir (Grupo Hospitalar Conceição); Prêmios Dona Izabel e Leandro Barros (MinC); Prêmio Conselho Estadual de Cultura (RS). Em sua gestão, o Maçambique foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial de Osório e fundou o Ponto de Cultura Maçambiques. Como liderança feminina negra combate o racismo, a discriminacão social, além de fortalecer as culturas afro-brasileiras, as culturas populares e a cultura do congado. Defensora intransigente dos territórios e culturas quilombolas, sobretudo do Quilombo do Morro Alto, Litoral Norte, RS, do qual faz parte.

Patricia de Menezes Cardoso

Palestrante

Doutoranda do Programa Pós-Colonialismos de Cidadania Global do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Mestre em Direito Urbanístico e Ambiental, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Desenvolve há 20 anos projetos de pesquisa e políticas públicas com ênfase em questões fundiárias, planejamento e gestão territorial e regularização fundiária. Na gestão pública, coordenou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão/ Secretaria do Patrimônio da União, as ações de regularização fundiária de áreas da União, com destaque para a região amazônica e zona costeira brasileira. Desenvolveu e coordenou projetos no núcleo de direito à cidade sustentável do Pólis – Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais, onde também atuou na assessoria jurídica popular a movimentos sociais, como especialista em direitos humanos do PNUD/Nações Unidas na Relatoria Nacional da Moradia e membro do Conselho Nacional das Cidades. Atua na assessoria jurídica popular junto a comunidades quilombolas e caiçaras em Ubatuba/SP.

Ubirajara C. Toledo

Palestrante

Metroviário aposentado, integrante do IACOREQ- Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombos, integrante do CODENE -Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul, integrante da CEDH-Comissão Estadual de Direitos Humanos.

link whatsapp