O projeto Cinema e Direito do mês de agosto será realizado data alusiva a morte de Sérgio Vieira de Mello e hoje comemorada como o Dia Mundial Humanitário.
A edição do projeto analisará os Filmes “Sérgio”, lançado em 2020, bem como o documentário “Sérgio Vieira de Mello”, produzido em 2009, ambos pelo cineasta americano Greg Barker e estão dispostos na plataforma da Netflix.
DATA: 19 de agosto
HORÁRIO: 17 horas
O evento será gratuito e online, transmitido pela plataforma Youtube e valerá 2 horas de atividades complementares na modalidade de extensão.
PARTICIPE!
fundadora do Centro Sérgio Vieira de Mello, sediado na cidade do Rio de Janeiro, viúva de Sérgio Vieira de Mello e sobrevivente do atentado no Iraque em 2003. Uma década de experiência trabalhando nas Nações Unidas, na sede em Nova York e em Operações de Manutenção da Paz da ONU. No Timor-Leste, ela esteve envolvida no desenvolvimento de pequenas divisões do governo e na sua consequente transformação em ministérios de pleno direito. A sua seguinte missão política com a ONU foi em Bagdá durante a guerra dos EUA no Iraque. Após a queda de Saddam Hussein, ela organizou a primeira Conferência Internacional de Justiça em Transição (Transitional Justice) em Bagdá, com a participação de mais de 20 ONGs internacionais, no início de julho de 2003. Trabalhou desenvolvendo políticas públicas para a empregabilidade e os direitos econômicos das viúvas, como parte do portfolio da ONU de direitos humanos.
Advogada e professora de graduação junto a Fundação Escola Superior do Ministério Público, na área de Direito Internacional Público. Especialista em Relações Internacionais e Diplomacia e Graduada em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais pela mesma Universidade.