O evento “Cinema e Direito” convida todos a uma reflexão instigante sobre a interface entre cinema e justiça, com uma discussão aprofundada sobre o aclamado filme Suprema. A obra retrata a história real da juíza Ruth Bader Ginsburg, uma das figuras mais emblemáticas do sistema jurídico dos Estados Unidos, cuja luta incansável pela igualdade de gênero e pelos direitos civis revolucionou o Direito e impactou profundamente a sociedade.
Durante o evento, será realizado um debate, sobre o papel do Direito na transformação social e as lições que podemos extrair da trajetória de Ginsburg para o cenário jurídico contemporâneo.
O evento oferece uma oportunidade única para analisar, à luz do cinema, questões fundamentais sobre igualdade de direitos, justiça e a importância da perseverança no sistema legal. O público será convidado a refletir sobre como o Direito pode ser uma ferramenta de mudança social e como o cinema pode contribuir para o entendimento e disseminação de temas jurídicos e humanos de grande relevância.
Uma experiência enriquecedora para estudantes de Direito e todos os interessados na intersecção entre arte e justiça.
Sinopse: Acompanhe a história de Ruth Bader Ginsburg, uma juíza da Suprema Corte que foi nomeada para o Supremo Tribunal no ano de 1993 pelo presidente Bill Clinton e, assim, se tornando a segunda juíza mulher, depois de Sandra Day O’Connor.
Para esse evento, você deve assistir previamente ao filme em uma das plataformas de streaming pagas: Prime Vídeo, YouTube Filmes, Google Play e Apple TV.
Veja o Trailer:
Data do evento: 24/03
Horário: 19h
Horas Complementares: 3h nas modalidades Extensão ou Pesquisa, mediante relatório
Importante: Alunos da disciplina de Direito Constitucional III (Dr. Calil) terão apenas presença.
Professor do Curso de Graduação em Direito da FMP nas disciplinas de Direito Constitucional. Mestre em Instituições de Direito do Estado. Doutor em Direito pela Università Degli Studi Roma Tre (Itália). Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado (MP-RS).