Nos dias 6 e 7 de junho, ocorrerá o I Seminário Mundial de Migração, Identidade e Cidadania, – Núcleo das Competições Internacionais de Direitos Humanos.

A temática Central do Evento será: “Mudanças climáticas e alterações ambientais no cenário migratório transnacional e no âmbito regional de direitos humanos: perspectivas e desafios.”

PROGRAMAÇÃO SEMINÁRIO – dias 6 e 7 de junho

6/06 – O Direito Humano ao meio ambiente saudável e sustentável: os Direitos Humanos diante das mudanças climáticas,  abrange as seguintes temáticas:

09h  – Mesa de abertura com autoridades; Coordenação, Direção e Presidência FMP.

09h45 – Dra. Tarcila Santos Britto (MP/GO – CNMP) – Regime Internacional

– Dra Silvia Cappelli (Procuradora de Justiça – MP/RS) – Acordo de Escazú

– Dr. Daniel Martini (MP/RS – FMP) – mediador da mesa.

19h15 – Dr. Daniel Farber (Berkeley, University of California) – “International Climate Litigation: A Comparative Study.”

– Dr. Délton Winter de Carvalho (Professor PPG em Direito Unisinos) – “Constitucionalismo Climático: litigância climática e direitos fundamentais”

– Joseane Schuck (FMP) – mediadora da mesa.

7/06 –Migração Transnacional e os deslocados por razões ambientais: desafios e limites dos atores globais, abrange as seguintes temáticas

09h  – Dra Carolina de Abreu Claro (UNB) – Deslocados ambientais e climáticos

– Dr. Walter Arevalo (Universidad del Rosario, Colômbia) – Papel das Cortes Regionais em matéria de                  deslocados ambientais e climáticos

–  Dr. Felipe Kern (PPG/FURG) – Populações Indígenas deslocadas por questões ambientais e climáticas

– Dra Raquel Sparemberger/Joseane Schuck (FMP) – mediadora da mesa.

INSCRIÇÕES PRESENCIAIS LIMITADAS!
VAGAS PRESENCIAIS – INSCREVA-SE AQUI!

ETAPA II – Grupos de Trabalhos

A inscrição de pesquisa no I Seminário Mundial será gratuita e deverá ser solicitada, pelo(a) aluno(a) ou, conforme o caso, dupla de alunos(as), até o dia 25 de maio de 2022 por meio do formulário eletrônico disponível no site da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público.

Os trabalhos poderão ser apresentados no formato online.

Consulte o edital aqui.

INSCREVA-SE!

ETAPA I do Seminário Mundial – Concurso Fotográfico:

Até 16 de maio de 2022, estão abertas as inscrições da Etapa I do Seminário Mundial do MIC: Concurso Fotográfico.

O Concurso visa a participação dos acadêmicos, respondendo a pergunta: “O que são Direitos Humanos para você?” por meio do recurso/modalidade fotografia, a percepção e reflexão dos discentes da FMP sobre os Direitos Humanos e sua compreensão.

Acesse aqui o Regulamento do Concurso se Fotográfico.

Apoiadores

Eventos Relacionados