A FMP, em parceria com o Grupo de Estudos Marias e Clarices, convida para o Dia da Consciência Negra com a palestra “Relações entre Racismo Estrutural e Seletividade Penal”. O evento contará com o Delegado e Chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, doutor em Direitos Humanos e professor com vasta experiência acadêmica e prática no campo da justiça criminal e segurança pública, Fernando Antônio Sodré. Sua trajetória oferece uma base sólida para refletir sobre os impactos do racismo nas estruturas jurídicas.
A mediação será feita pela professora e advogada, Pós-doutora em Direito pela UFSC, Doutora e Mestra pela Universidade Federal do Paraná e professora dos cursos de Graduação em Direito e Mestrado da FMP, Raquel Fabiana Lopes Sparemberger.
Este evento é gratuito e aberto ao público em geral, proporcionando uma oportunidade enriquecedora de debater a busca por justiça social e inclusão. A participação concede 2 horas complementares na modalidade de Extensão.
Doutor em Direitos Humanos e professor com vasta experiência acadêmica e prática no campo da justiça criminal e segurança pública.
Professor da Pontifícia Universidade Católica do RS – PUC RS
Professor da Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul -ESMAFE/RS
Professor da Pós Graduação da Escola Judicial do Pará- EJPA
Professor da Academia de Polícia Civil do RS
Formação e atividade Acadêmica:
Professor Universitário e em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia e Política Criminal;
Advogada, Pós-doutora em Direito pela UFSC, Doutorado e Mestrado pela Universidade Federal do Paraná. Professora dos cursos de Graduação e Mestrado da FMP e FURG. Professora pesquisadora CNPq e FAPERGS..