V Congresso de Direito Eleitoral do IGADE - Eleições 4.0 - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O Instituto Gaúcho de Direito Eleitoral (IGADE) realizará, dias 04 e 05 de julho deste ano, o V Congresso de Direito Eleitoral do IGADE, na Fundação Escola Superior do Ministério Público, na cidade de Porto Alegre, com o tema “Eleições 4.0”.

Abaixo, confira a programação:

04 DE JULHO – QUINTA-FEIRA:

18h – COQUETEL E LANÇAMENTO DE LIVROS

18H30 – ABERTURA

19H  – TED TALK: A desinformação turbinada: os desafios das deepfakesLuiza Portella (advogada)

19H30 – Lenio Luiz Streck (Jurista) – Jurisdição, eleições, democracia e redes sociais: (in)compatibilidades!

05 DE JULHO – SEXTA-FEIRA:

09H ÀS 09H45 – PAINEL 1

Quem fala o que quer, ouve o que não quer: democracia e cancelamento em tempos de redes sociais

Grande tema: Democracia e liberdade de expressão

Liberdade de expressão; democracia digital; participação cidadã; limites e consequências

Debatedores: Juliano Madalena (Professor FMP), Gustavo Paim (Professor Unisinos), Raquel Sparemberger (Professora FMP e FURG)

Moderação: Simone Chalela (Juíza eleitoral de Canela/RS)

10H ÀS 10H45 – PAINEL 2

A vaquinha foi para o brejo? Os desafios para arrecadar, gastar e prestar contas

Grande tema: Prestação de contas, arrecadação e gastos de campanha

Arrecadação; gastos; transparência; problemas recorrentes em prestação de contas

Debatedores: Vanusa Castilhos (Contadora), Lori Quevedo (Contadora), Mariana Steinmetz (Advogada)

Moderação: Marilia Piantá (Servidora TRE-RS)

11H ÀS 11H45 – PAINEL 3

Da camiseta, boné e lixa de unha ao reels no Instagram: evoluímos na propaganda eleitoral?

Grande tema: Propaganda eleitoral

Debatedores: Maritânia Dalagnol (Advogada), Lieverson Perin (Advogado), Christine Rondon (Advogada)

Moderação: Flávia Falcão (Servidora TRE-RS)

12H ÀS 14H – ALMOÇO

14H ÀS 14H45 – PAINEL 4

Só não vale falar mal do amiguinho?! O uso indevido dos meios de comunicação

Grande tema: Abuso de poder e uso indevido os meios de comunicação

Debatedores: Amanda Cunha (Servidora Pública), Guilherme Gonçalves (Advogado), Rodrigo López Zilio (Promotor de Justiça)

Moderação: Renata Proença (Advogada)

15H ÀS 15H45 – PAINEL 5

As tias do zap ganham uma eleição? Os desafios de uma campanha conectada

Grande tema: Eleições em Rede

Debatedores: Fábio Bernardi (Publicitário), Luana Rodrigues (Jornalista), Andressa Xavier (Jornalista)

Moderação: Luciano de Faria Brasil (Promotor de Justiça)

16H ÀS 16H30 – COFFE BREAK

16h30 às 17h – Bernardo Azevedo (Advogado e Perito Digital) – Deepfakes e Eleições: A Manipulação Multimídia na Era da IA

17H ÀS 18H – PAINEL 6

Selfie na enchente: condutas vedadas em tempo de calamidade pública no RS

Grande tema: Condutas vedadas

Debatedores: Luiz Carlos Gonçalves (Procurador Regional da República), Adriano Soares da Costa (Advogado)

Moderação: Francieli Campos (Presidente do IGADE)

O evento ocorrerá de forma híbrida, tendo transmissão ao vivo pelo canal da FMP no Youtube.

Para alunos da FMP, teremos vagas limitadas e Gratuitas, para inscrever-se, clique no botão abaixo:

Inscrições alunos FMP

INSCREVA-SE E PARTICIPE!

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Inscrições para Público Externo e associados do IGADE:

Eventos Relacionados

VIII Encontro Interinstitucional de Grupos de Pesquisa – EGRUPE