FMP e quadrilátero jurídico: uma aliança entre teoria e prática - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O quadrilátero é composto por: MPRS, TJRS, Foro Central e TRT4.

Para quem está dentro do contexto educacional, o networking é uma maneira de estabelecer contato com pessoas, empresas, órgãos e instituições. Essa é uma ferramenta essencial para a descoberta de oportunidades e o compartilhamento de conhecimentos. No Direito, não é diferente – e é devido a isso que a FMP está localizada estrategicamente no quadrilátero jurídico.

O quadrilátero jurídico, na cidade de Porto Alegre, é composto pelos principais órgãos públicos do Rio Grande do Sul: Ministério Público, Tribunal de Justiça, Foro Central e Tribunal Regional do Trabalho. Além deles, a nossa Instituição também está próxima da sede da Ordem dos Advogados do Brasil no estado (OAB/RS).

> Conheça os modos de ingresso em 2022/1

Através dessa proximidade, o nosso objetivo é contribuir para que os alunos e alunas desenvolvam uma rede sólida que auxilie na busca por experiências educacionais e profissionais. Imagina trabalhar e estudar na mesma região, agregando qualidade de tempo e mobilidade à sua rotina? Essa é a aliança entre teoria e prática que a FMP propõe aos acadêmicos.

A OAB/RS está ao lado da FMP.

Saiba mais sobre os órgãos que compõem o quadrilátero:

MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público é o órgão responsável pela defesa da ordem jurídica e dos interesses da sociedade de acordo com a Constituição, e perante o Poder Judiciário. São diversas possibilidades para quem deseja iniciar uma carreira, seja como Promotor de Justiça, Procurador do Trabalho ou Procurador da República. Estar perto do MP ajuda a compreendê-lo e entender qual a função ideal para você lá dentro.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

O Tribunal de Justiça é uma entidade colegiada, formada por Desembargadores. Sua principal função é garantir os direitos individuais, coletivos e sociais entre cidadãos, órgãos e Estado. O TJ também resolve conflitos, portanto tem autonomia administrativa e financeira garantidas pela Constituição. Caso seu desejo esteja focado na carreira de tribunais, estudar próximo ao TJ é um ótimo caminho para se inteirar do que ocorre por lá.

FORO CENTRAL

O Foro Central também é destinado àqueles que desejam trilhar a carreira de tribunais. Lá, é onde são processados todos os assuntos referentes à justiça, e é relacionado à comarca – área territorial de atuação onde o juiz exerce a sua jurisdição.

TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO

Se você pretende iniciar a Graduação em Direito e se aventurar pelo Direito do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho é o órgão responsável por solucionar e julgar conflitos que vêm da relação entre empregador e trabalhador.

Há também o TRF-4, próximo da FMP e do quadrilátero.

Estar inserido na área jurídica quando se estuda Direito é de extrema importância e a proximidade da FMP às entidades não é por acaso. Queremos que você esteja perto dos órgãos jurídicos para que haja facilidade na hora de participar de eventos ou conseguir oportunidades de trabalho. Conheça a nossa Graduação e trace um caminho de sucesso no Direito.