FMP RECEBE O SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PELO SEXTO ANO CONSECUTIVO - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Receber certificações de qualidade é sempre motivo de orgulho à comunidade acadêmica da FMP. Nesta terça-feira, dia 21 de novembro, recebemos, pela sexta vez, o selo de Instituição Socialmente Responsável (IES). O título foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) certificando a nossa participação na 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. A FMP recebeu os selos pelas ações realizadas ao longo dos anos de 2018/2019, 2019/2020, 2020/2021, 2021/2022, 2022/2023 e na edição 2023/2024.

A certificação decorre do trabalho social junto à comunidade. Entre as ações estão:

  • Nesta ação de Responsabilidade Social, a FMP, lançou a oferta de duas bolsas de estudos de 50%, destinadas a estudantes em situação de vulnerabilidade social autodeclarados pretos ou pardos e 50 bolsas de estudos de Graduação em Direito de 50% sobre o valor das mensalidades a estudantes autodeclarados pretos ou pardos. Além de bolsas socioeconômicas integrais (100%) e bolsas parciais (50%), de acordo com a avaliação de critérios socioeconômicos, bem como na Pós-Graduação EAD para estudantes de raça negra e indígena.
  • Convênio entre FMP, ESA NACIONAL E OAB NACIONAL que concedeu 11.618 bolsas integrais no Curso de Pós-Graduação Ead em Advocacia Cível.
  • Acordo técnico-científico para concessão de bolsas de estudos e troca de experiência com a Polícia Civil do RS, Tribunal de Justiça do RS e Conselho Regional de Administração (CRA).
  • Acordo de cooperação acadêmica junto ao parceiro CIBAI Migrações, nas áreas do acolhimento, regularização migratória, no apoio às atividades técnicas como a participação de formações e capacitações internas, a realização de atendimentos de pré-documentação e regularização migratória junto a Polícia Federal; o auxílio no encaminhamento de demandas recebidas no CIBAI às áreas responsáveis; o atendimento ao público migrante e refugiado entre outros.
  • O Projeto FMP PLURAL/ACOLHE “Direito e Bem-Estar” com atividades de prevenção e promoção da cultura de paz, combater ao racismo e não violência para crianças e adolescentes do acolhimento institucional, com a oferta de palestras e práticas de Jiu-Jitsu a crianças e adolescentes acolhidos na Fundação Pão dos Pobres, conduzidas pelo colaborador da FMP Sergio Dimer Cardoso.- todas as segundas e quartas- feiras das 18h às 19h.
  • O Programa FMP PLURAL de Valorização à Vida – desenvolvido pelo NAP que promove ações de inclusão tecnológica e promoção da cidadania para acadêmicos com deficiência, alunos em situação de vulnerabilidade social, ações do Setembro Amarelo e acompanhamento psicopedagógico a comunidade acadêmica.
  • A Editora da FMP, sem fins lucrativos, cujo objetivo é a divulgação da produção acadêmica na área do Direito e áreas afins, nos campos das humanidades e suas relações com os direitos fundamentais e direitos humanos. Publica obras originais e em formato digital, acessíveis e gratuitas aos leitores pelo site da Editora, que está hospedado no domínio da FMP.
  • Produção de E-books infantis e juvenis com acesso universal e gratuito pela Editora da FMP, desenvolvido em parceria com o programa de extensão Castelinho de Livros da UFCSPA e FMP Plural.
  • As ações que ocorrem em parceria com o RH, Núcleo de Prática Jurídica da FMP e a Promotoria da Infância de Porto Alegre (MPRS), dividas em 4 eixos:
    – Bolsa de estudos integral no curso de Graduação em Direito para uma estudante do Programa de Acolhimentos Institucional do município de Porto Alegre.
    – Vagas de estágio permanente na FMP para quatro (4) adolescentes do Programa de Acolhimentos Institucional do município de Porto Alegre.
    – Campanha de Natal – Natal Gigante: participação de estudantes voluntários na Festa de Natal da Rede de Acolhimento de Porto Alegre- realizada para cerca de 1000 crianças do acolhimento institucional de Porto Alegre.
    – Vagas de estágio para acadêmicos da graduação e vagas de extensão para atuar na Promotoria de Infância de Porto Alegre: os estudantes selecionadas realizam o acompanhamento das atividades de audiências concentradas, fiscalização e vistorias aos abrigos e casas lares da rede de acolhimento institucional – na Promotoria da Infância.
  • Assessoria jurídica e representação processual gratuita para os clientes assistidos pelo Escritório Modelo da FMP, que passam a conhecer os seus direitos e tê-los reconhecidos pelo judiciário. A prestação de serviços gratuitos é realizado para a Fundação O Pão dos Pobres, Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, alunos e colaboradores da FMP – que preencham os requisitos para concessão da gratuitidade da justiça (AJG). Até novembro de 2023, o Escritório Modelo realiza o atendimento de 300 clientes ativos, 44 estagiários curriculares e 02 estagiários.
  • As ações realizadas pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) – oportunizando ao acadêmico atuar nas ações desenvolvidas junto ao Projeto Borboleta do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, no atendimento comunitário destinado às mulheres vítimas de violência assistidas pelo Centro de Referência à Mulher Márcia Calixto (CRAM), vinculado à Coordenadoria da Mulher da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), no Projeto Mediar – vinculado aos Núcleos de Mediação de Conflitos da Polícia Civil e na Promotoria da Infância de Porto Alegre.
  • Campanhas permanentes de alimentos e agasalhos para migrantes e refugiados, bem como as vítimas das enchentes do Vale do Taquari .

A Professora Renata Dotta, que coordena as ações de Responsabilidade Social da FMP, enfatiza a conquista do selo pela 6ª vez consecutiva significa que a FMP atingiu a missão de educar aqueles que irão transformar o mundo. “Nossos agradecimentos a toda a comunidade acadêmica envolvida e aos nossos parceiros e parceiros pelas ações desenvolvidas nos mais diversos contextos, sempre voltadas para uma educação plural e inclusiva. Convidamos a todos a conhecer e a participar das ações de responsabilidade social da FMP”, declara a docente.

Para mais informações sobre os projetos em andamento entre em contato com Prof. Renata, NPJ ou por meio dos canais de comunicação da FMP.

Conteúdos relacionados

link whatsapp