I Seminário Mundial MIC aborda os Direitos Humanos diante das mudanças climáticas - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O formato presencial é no Auditório da Instituição.

Nesta segunda-feira (06/06) teve início o I Seminário Mundial do Projeto Migração, Identidade e Cidadania (MIC), com o tema Mudanças climáticas e alterações ambientais no cenário migratório transnacional e no âmbito regional de Direitos Humanos: perspectivas e desafios.

A manhã do primeiro dia do evento contou com a participação da Dra. Tarcila Santos Britto (MP/GO – CNMP), a Dra Silvia Cappelli (Procuradora de Justiça – MP/RS) e o Dr. Daniel Martini (MP/RS – FMP) como mediador da mesa. Além disso, estavam presentes a Coordenação, Direção e Presidência da FMP para a abertura. Confira:

No turno da noite, a partir das 19h, o Seminário segue conforme a programação:

O Direito Humano ao meio ambiente saudável e sustentável: os Direitos Humanos diante das mudanças climáticas

– Dr. Daniel Farber (Berkeley, University of California) – “International Climate Litigation: A Comparative Study.”
– Dr. Délton Winter de Carvalho (Professor PPG em Direito Unisinos) – “Constitucionalismo Climático: litigância climática e direitos fundamentais”
– Joseane Schuck (FMP) – mediadora da mesa.

Na terça-feira (amanhã, dia 07/06), a programação será somente pela manhã, às 9h:

Migração Transnacional e os deslocados por razões ambientais: desafios e limites dos atores globais, abrange as seguintes temáticas:

– Dra Carolina de Abreu Claro (UNB) – Deslocados ambientais e climáticos
– Dr. Walter Arevalo (Universidad del Rosario, Colômbia) – Papel das Cortes Regionais em matéria de deslocados ambientais e climáticos
– Dr. Felipe Kern (PPG/FURG) – Populações Indígenas deslocadas por questões ambientais e climáticas
– Dra Raquel Sparemberger/Joseane Schuck (FMP) – mediadora da mesa.