Leana Chaves de Alcantara escolheu a FMP para ser sua segunda casa - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Em 2019, Leana Chaves de Alcantara tinha 60 anos e realizava um de seus sonhos: se formava na Graduação em Direito da FMP, lugar que escolheu para ser sua segunda casa, como aluna e colaboradora. Sua história teve destaque em nossa página do Instagram, e mostra a determinação e dedicação que a fez conquistar o seu diploma no Ensino Superior, com carisma e humildade. 

Leana fazia parte da equipe de serviços gerais da nossa Instituição, até que em 2012 começou a prestar atenção nos conteúdos que estavam escritos nos quadros de nossas salas. Ela percebeu que tinha muita vontade de aprender mais sobre aqueles temas e podia fazer parte do nosso corpo discente. 

Abaixo, segue um breve bate-papo com Leana para sabermos um pouco mais de sua trajetória inspiradora.

Conte um pouco da sua vida antes da FMP: 

Em março de 1975, trabalhei na administração da Panvel, no setor de contabilidade, e em outubro no mesmo ano fui para o Banco Sulbrasileiro, trabalhando no turno da tarde – setor de digitação, até janeiro de 1994 (Banco Meridional, hoje Santander). Em março do mesmo ano, iniciei os estudos para me tornar terapeuta holística, função que cumpri até o ano de 2011. 

Por questões de saúde do meu marido, tivemos sérios problemas financeiros, devido a impossibilidade dele trabalhar, na qual tive que retornar ao mercado de trabalho para cumprir com as obrigações mensais da casa. Foi então que, por meio de uma amiga, soube que a FMP estava fazendo seleção para serviços gerais. Embora nunca tivesse trabalhado nessa atividade, sempre primei pela limpeza da minha casa. Entretanto, era muito diferente de uma faxina de casa, e aos poucos, fui acostumando com o esforço braçal.  

Quando percebeu a vontade de cursar Direito? 

Limpando a sala de aula, ao apagar o quadro (em 2012 ainda existia quadro) li um conteúdo sobre direito de família que me chamou a atenção. A partir daí, passei a ler as matérias escritas nos quadros antes de apagar, e assim aprendia as disciplinas que, de alguma maneira, faziam parte da minha vida. Depois, iniciei o curso oficialmente. 

Sobre a trajetória acadêmica, como foi revisitar os estudos e conciliar com o trabalho? 

Somente alegrias. De pronto, combinei comigo mesma que não iria faltar às aulas por cansaço, e assim foi até o final do curso. Sim, tive faltas, mas muito poucas dentro do contexto. Por mais que estivesse cansada ao final do expediente, só de pensar em ir para aula, como num passe de mágica, me transformava numa adolescente e adeus cansaço! 

 E agora, quais são os planos para o futuro? 

Tenho muitos planos para minha carreira jurídica. Gostaria de trabalhar com Mediação de Conflitos. Nesse momento estou fazendo estágio na Defensoria Pública do Estado do RS. Estou terminando a Pós-Graduação de Direito de Família e Sucessões, nesse semestre – 2021/2 – na FMP. Em 2022, Pós-Graduação em Direito da Criança e Adolescente, e em 2023, o Curso Preparatório para o Exame da Ordem. Embora não tenha intenção de advogar, não descarto a possibilidade. E por fim, um plano audacioso: Mestrado na FMP. 

Conteúdos relacionados

link whatsapp