Compreendemos que a formação acadêmica é uma trilha em constante movimento. Ela se inicia na graduação ou, quem sabe, a partir da escolha do curso. Ao longo das conquistas de cada semestre, o desenvolvimento pessoal e profissional vai assumindo novos desafios.
Na Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP), o Mestrado vem a complementar o currículo de ensino do Direito em uma determinada área de especialização.
Hoje, vamos apresentar a você como realizar o ingresso no mestrado e também algumas dicas para escolher o tema da sua dissertação.
Como ingressar no mestrado?
Para iniciar e ser um estudante de mestrado, o requisito fundamental é ter concluído a graduação, mediante apresentação comprobatória do diploma.
No entanto, diferentemente da graduação, o acesso ao mestrado não requer participação em concurso vestibular. O processo seletivo é constituído a partir de uma avaliação, de uma entrevista junto ao candidato e da análise do projeto de pesquisa.
Conheça as linhas de pesquisa da FMP
Como Instituição de referência no ensino do Direito há quase 4 décadas, a FMP possui reconhecida presença no âmbito da pesquisa acadêmica, fomentando de forma intensa atividades de iniciação científica e de pesquisa institucional.
A área de concentração da entidade versa a respeito das tutelas à efetivação de direitos indisponíveis, a partir de 2 linhas de pesquisa:
1) Tutelas à Efetivação de Direitos Públicos Incondicionados;
2) Tutelas à Efetivação de Direitos Transindividuais. A proposta reflete as dimensões da abordagem multidisciplinar e crítica, dentro dos Direitos Humanos e Fundamentais e com a premissa de educar, por meio de um ensino de excelência, quem vai melhorar o mundo.
Tenho dúvidas quanto à linha a seguir… e agora?
Podem surgir dúvidas sobre como definir a linha de pesquisa de mestrado, o que é natural, afinal, o tema de interesse abre muitas possibilidades de exploração para o desenvolvimento da dissertação.

Na FMP, a equipe docente é formada por renomados juristas atuantes no mercado local e nacional. Dessa forma, a excelência do ensino em Direito acompanha os acadêmicos em todo o ponto da sua escalada profissional.
No mestrado, esse apoio especializado não seria diferente. A orientação do seu professor será fundamental para elucidar esse caminho, possibilitando encontros para alinhamento, direcionamento e produção científica.
Dicas para o mestrado
A decisão pelo mestrado, além de fortalecer o seu currículo, destacando-o no mercado de atuação, proporciona um maior desenvolvimento pessoal e profissional, bem como networking para o pleno sucesso da sua carreira jurídica. Por isso, fique atento a essas dicas:
Autoconhecimento
Você já tem uma bagagem acadêmica na área do Direito. Entre todas as áreas que a profissão oferece, qual assunto chama mais a sua atenção? Qual abordagem gera mais interesse em você?
Ao responder esses questionamentos, torna-se mais segura a tomada de decisão sobre o tema a ser pesquisado e fundamentado no seu projeto e na apresentação da sua dissertação.
Estratégia
Prepare-se para a entrevista de admissão apresentando os benefícios, a relevância e as contribuições que o aceite ao seu projeto de pesquisa proporcionará para a instituição e, em consequência, para toda a sociedade.
Organização
O investimento no mestrado requer tempo, orçamento e, sobretudo, dedicação. Avalie a sua rotina e estabeleça o compromisso necessário para aprimorar os estudos, extraindo o maior proveito possível dessa experiência acadêmica.
Prepare-se para começar o mestrado em 2023!
Para se tornar um estudante de Mestrado da FMP, fique atento, pois o processo seletivo de 2023 abre as suas inscrições no dia 2 de agosto.
O programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Direito) se organiza em 4 módulos, cada um constituindo um semestre e compondo, na modalidade presencial, uma carga horária total de 450h:
– Núcleo de Formação Estruturante;
– Núcleo de Formação Tópica;
– Núcleo de Formação Suplementar;
– Núcleo de Formação Finalística.
Programe-se! As inscrições estão abertas até o dia 12/02.
Leia mais em: Mestrado: processo seletivo de 2023.

Qualidade no ensino do Direito
A FMP detém o título de melhor curso de Direito, assim como o maior índice de aprovação no exame da OAB entre as faculdades privadas do estado do Rio Grande do Sul.
Com nota máxima no ranking do Ministério da Educação (MEC), o Exame de Ordem em Números classificou a FMP na 11ª posição como melhor faculdade de Direito privada do país e entre as 7 melhores faculdades de Direito privadas de Porto Alegre, segundo o Guia da Faculdade, promovido pelo jornal Estadão.
Saiba mais sobre a FMP navegando em nosso site e acompanhando as atualizações do universo do Direito pelo Instagram!