NUCINDH participa da competição IBA ICCMCC 2022 - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O Núcleo das Competições Internacionais de Direitos Humanos (NUCINDH), da FMP, participou da IBA ICC MOOT COURT (IBA ICCMCC) 2022. A IBA ICC MOOT  COURT é uma competição do Tribunal Penal Internacional, sediada em Haia, Holanda. Neste ano, a FMP teve a oportunidade de ser a primeira equipe do estado do Rio Grande do Sul a participar dessa competição de grande reconhecimento internacional.

A equipe foi coordenada pela Professora da Instituição, Me. Joseane Schuck, que também contou com Professores do Centro Universitário FAE/Escola da Magistratura Federal do Paraná, José Carlos Portella Junior, Larissa Teixeira, Nicole Bergamini e Barbara Pagliosa. O time composto pelas alunas Cecília Tolotti, Lídia Caroline Ritter e Maria Luísa Trevisan (oradoras), Alexia Rodrigues e Gabrielle Pimentel (observadoras).

A competição ocorreu na modalidade oral-virtual, com o caso hipotético versava sobre a responsabilidade internacional do indivíduo quanto ao fornecimento de drones em crimes contra humanidade e crimes de guerra.

A competição se desenvolve em duas fases: a realização de memoriais e as rodadas orais. Durante as duas primeiras semanas de maio, cada uma das oradoras apresentou duas vezes seus discursos em inglês, tendo sido avaliadas por juízes de diferentes nacionalidades assim como competido contra equipes estrangeiras.

*Este conteúdo foi elaborado pela aluna Lídia Caroline Ritter.