O Direito está saturado? Confira 3 tendências jurídicas para o futuro - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Não importa em qual ano você entrou na Faculdade de Direito: é certo que, entre tantas frases clichês, você já ouviu que “o Direito está saturado”. 

De certa forma, isso é verdade. Vejamos:

Os primeiros cursos de Direito do Brasil surgiram há exatos 194 anos, quando Dom Pedro I assinou a carta que deu origem à Faculdade de Direito de Olinda e à Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Naquele início, apenas os membros de famílias abastadas ingressavam nas graduações, o que certamente contribuiu para o status e o prestígio que o Direito carrega até hoje.

Os anos passaram e a realidade mudou – e muito. Atualmente, nosso país toma o posto de terceiro lugar como maior “fábrica” de bacharéis em Direito, perdendo apenas para os Estados Unidos e para a Índia. Só de registros na Ordem dos Advogados do Brasil são 1,2 milhão de pessoas.

Sob essa perspectiva, não restam dúvidas: o Direito está, sim, saturado!

Mas, por outro lado, vemos que em regra, os profissionais especializados conseguem driblar os dilemas de “ser só mais um” e obter sucesso. Mas por quê? Como fazem isso?

Analisando as histórias daqueles que admiramos, notamos ser essencial escolher uma faculdade de qualidade para iniciar os anos de preparo em sua trajetória como jurista. Findada a graduação, é sempre bom lembrar aquilo que todos já sabem: o Direito requer estudo constante!

Especializar-se em áreas em que o bacharel tenha maior afinidade, seja seguindo pelo caminho da Pós-graduação Lato Sensu ou da Stricto Sensu: essa é a cereja do bolo para o competitivo mercado de trabalho em que vivemos.

 Conheça os Cursos de Pós-graduação da FMP. 

E há outro fator que deve ser considerado: o Direito é dinâmico. Como a área se adapta à realidade social, todos os anos nós temos mudanças legislativas, atualização de jurisprudências, novas compreensões da doutrina, e, por fim, aquilo que salva o Direito de sua suposta saturação: novas áreas de atuação sendo descobertas.

A boa notícia exarada acima vem acompanhada de um maravilhoso complemento: a Fundação Escola Superior do Ministério Público é reconhecida como uma das melhores faculdades privadas de Direito do Brasil. 

Honrando este título, a FMP sempre traz uma ampla possibilidade nos Cursos de Especializações, com matérias que serão tendência nos próximos anos, nos formatos online e presencial.  

Como dicas, confira 3 opções infalíveis para sair na frente em áreas que serão muito procuradas nos próximos anos: 

Direito Digital

A Pós-graduação em Direito Digital vai lhe dar o título de especialista em uma área que inegavelmente se tornou indispensável. Hoje, a vida online faz parte dos dias de todos e, por isso, foram criadas diversas leis a respeito do tema. Some isso ao fato de que o Brasil está na lista dos países mais afetados por fraudes digitais no mundo – o que tem ficado ainda mais evidente nos últimos meses, com os escândalos virtuais de grandes empresas e órgãos públicos.

Direito Ambiental 

No mundo moderno, as pautas vinculadas à sustentabilidade têm se tornado cada vez mais comuns, superando a ideia de que preservação seria mero capricho. Isso, por si só, já demonstra o sucesso de escolher se tornar um especialista em Direito Ambiental; mas há que se falar, também, que a matéria possibilita diferentes modos de atuação – preventivo e punitivo.

Direito Agrário e do Agronegócio

Por morarmos em um país com forte setor de produção, especializar-se em Direito Agrário e do Agronegócio se mostra uma excelente opção. É um mercado com grande demanda e, em contrapartida, poucos profissionais jurídicos que se dedicam à área. O resultado é uma grande chance de se tornar referência, além do fator de alta rentabilidade.

 Conheça os Cursos de Pós-graduação da FMP. 

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp