No cenário dinâmico do Direito e das políticas públicas, acompanhar as migrações e seus impactos é essencial. Nesse contexto que nasce o Observatório das Migrações Transnacionais (OBMITrs), um espaço dedicado à pesquisa, análise e divulgação deste tema.
O que é o Observatório?
Trata-se de um projeto de Desenvolvimento e Inovação da Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) em parceria e cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), voltado para atividades de Extensão, Ensino e Pesquisa.
Criado em 2025, o projeto tem como objetivo conhecer, compreender e analisar a categoria dos deslocados internos ou deslocados ambientais, especialmente aqueles afetados pelos deslocamentos resultantes das enchentes de 2023 e 2024 no estado do Rio Grande do Sul. Além disso, busca compreender e analisar o perfil das crianças migrantes residentes no estado.
Como funciona?
Para atingir esses objetivos, o projeto utilizará o levantamento e a posterior análise de dados, por meio de pesquisas qualitativas e quantitativas. Embora o recorte inicial da pesquisa se concentre nos dados coletados no município de Porto Alegre e sua região metropolitana, no decorrer do estudo poderá haver a inclusão de outros municípios passíveis de coleta e apuração de dados.
A equipe do Observatório do Projeto pesquisará fontes primárias e secundárias, produzindo relatórios, artigos e estudos aprofundados. Além disso, promoverá eventos, palestras e debates para disseminar conhecimento e estimular a troca de ideias entre especialistas e interessados no tema.
Quem pode participar?
Acadêmicos(as) Graduação, Pós-Graduação ou Mestrado da FMP e egressos que atendam aos seguintes critérios:
- Média final igual ou superior a 8 no curso de Graduação
- Disponibilidade de 3 horas semanais
- Habilidade para trabalho em equipe, responsabilidade de pontualidade.
Por que participar?
Participar do Observatório significa ter acesso a informações qualificadas, ampliar sua rede de contatos e contribuir para discussões fundamentais no cenário jurídico e social. Além disso, é uma forma de se manter atualizado e desenvolver habilidades analíticas essenciais para sua carreira.
A participação garante uma Carga horária total de 108 horas, distribuídas em Extensão, Ensino ou Pesquisa.
Inscrições abertas até 10 de abril.
Envie e-mail para assessoria.academica@fmp.com.br com:
- Mini currículo (máx. 2 páginas) com dados pessoais, competências e habilidades, além do turno de interesse.
- Carta de motivação (máx. 2 páginas) justificando o interesse na atividade extensionista.
A divulgação dos selecionados ocorre em 24 de abril.
Não perca essa chance de fazer parte de um espaço de produção de conhecimento e impacto social.
Confira o edital e inscreva-se.