Por dentro da Sociedade de Debates dos Estudantes da FMP - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos alunos, a Sociedade de Debates da FMP surgiu em 2019, com um grupo de estudantes engajados que seguem o modelo de debates competitivos do Parlamento Britânico. Isto é, a disputa traz duas bancadas constituídas em quatro duplas competindo entre si – uma de defesa e outra de oposição -, que discutem uma moção acerca de um tema, revelado quinze minutos antes do debate. Cada integrante tem uma função que deve ser cumprida num tempo de 7min15s de fala e, ao final, a banca adjudicadora faz a deliberação dos resultados.

“Ingressei na primeira seleção de todas. Ainda estávamos aprendendo, e tudo era muito novo. Surgi com ideias, me mantive à disposição e, no semestre seguinte, integrei a Gestão como Diretora Administrativa. Em 2020, me tornaram Presidente. Organizo seleções, divulgo a SDE e busco manter-me sempre envolvida com o grupo. Aconselho o pessoal, participo de todas as atividades e me esforço ao máximo para que todos aprendam, aprimorem-se e, assim como a Gestão, se apaixonem pelo movimento”, explica a aluna Isadora Souza e Silva, atual Presidente da SDE.

Os debates se dividem em oficiais, realizados semanalmente, e treinos, que acontecem de acordo com a disponibilidade e interesse de cada membro. A duração vai de 1 hora e meia a 2 horas, incluindo o tempo de preparação e o feedback da adjudicação. Atualmente, a plataforma Discord auxilia os alunos a manterem a rotina da Sociedade de maneira virtual, pois ela funciona presencialmente em um contexto não pandêmico. Os encontros também são usados para organização de palestras, apresentações sobre o funcionamento dos debates competitivos – acerca da adjudicação, argumentos, posições específicas, entre outros assuntos.

A SDE se prepara para novas conquistas além dos resultados já alcançados. Desde o ano passado, um dos principais objetivos é a participação em campeonatos, que ocorrem presencialmente e à distância, envolvendo todas as sociedades nacionais e internacionais.

Isadora ressalta a importância do grupo para a comunidade acadêmica: “Hoje, vejo a SDE como uma imensa porta de entrada. Proporciona construção argumentativa, tranquilidade ao falar em público, segurança e organização. Além disso, ajuda os acadêmicos a construírem competências essenciais para o futuro operador do Direito – ou um profissional de qualquer área, que se torna um bom comunicador e ouvinte. Ainda, o debate acirra a competitividade saudável e o trabalho inteligente, aprimorando o entendimento e a cultura geral, estimulando a construção de raciocínio lógico, bem como a constante busca para tornar-se melhor. Tudo o que aprendemos está diretamente ligado ao ganho de ferramentas importantes para o futuro”, completa.

O grupo está com inscrições abertas para novos membros até o dia 06 de agosto. Você pode saber mais informações na página do Instagram da Sociedade e acessar o formulário do processo seletivo, que terá resultado divulgado no dia 18 do mesmo mês. Em setembro, dos dias 17, 18 e 19 haverá o primeiro Campeonato de Debates sediado pela SDE, por meio do Discord, para incentivar o movimento e a integração entre alunos e professores da FMP.