Por que se especializar em Direito de Família e Sucessões? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Família é um assunto recorrente na vida, seja em relação ao nosso próprio núcleo familiar, ou sobre a convivência em sociedade, organizada por grupos – os quais denominamos “família”. Portanto, a discussão sobre os direitos e deveres dentro de cada ambiente parental é uma constante na advocacia, pois é preciso levar em conta que quando se fala de família, as coisas vão além da racionalidade e é necessário lidar com os fatores emocionais na hora de atuar com todos os tipos possíveis de conflitos.

É exigido do operador do Direito uma boa percepção sobre a família e o que a Constituição diz sobre as normas específicas de garantia da tutela familiar. Para isso, é na Especialização em Direito de Família e Sucessões que há a maior compreensão acerca dos nuances em que se envolvem os conflitos familiares. De modo geral, de todas as áreas proporcionadas pelo Direito, esta é a que tem maior conexão com a vida dos indivíduos e a forma como agem no mundo.

Para você que deseja trabalhar com o ramo, preparamos alguns tópicos para que você entenda as peculiaridades e vantagens de ser um advogado especialista em Direito de Família e Sucessões, campo que está sempre mudando e trazendo novidades.

> Leia mais conteúdos sobre Direito de Família e Sucessões

O que faz o advogado especialista na área?

Por ser um assunto muito amplo, um profissional acaba tendo diversas opções de demandas quando atua em Direito de Família e Sucessões, onde lida com questões jurídicas de seus casos, com a devida sensibilidade para entender a carga emocional de cada contexto, ajudando os clientes a tomarem atitudes pautadas na lei, preservando a razão.

Com o que irei lidar no dia a dia?

Os temas desta área são diversos: divórcio, guarda, relações de parentesco, alimentos, separação judicial e extrajudicial, partilha de bens, entre outros. É possível trabalhar com elaborações de contratos de união estável, convivência, namoro e até mesmo pacto antenupcial. Testamentos e inventários são recorrentes no ramo, além do desenvolvimento de acordos extrajudiciais.No processo litigioso de família, o profissional irá defender os interesses de seu cliente diante do Poder Judiciário, por exemplo, e ele também pode atuar em ações consensuais com incapazes e/ou menores de 18 anos. 

Quais são as competências que preciso ter?

Um bom advogado do ramo vai além de seu conhecimento de legislação. Ele precisa ser empático, abordando os seus clientes com uma comunicação não violenta e entendimento sobre as possíveis dificuldades que vai encontrar no caminho. Isso é necessário porque o profissional irá lidar com momentos difíceis na vida das pessoas, como divórcio, guarda parental, morte e herança.

Como é o mercado de trabalho?

O ofício do Direito de Família e Sucessões tem se mostrado promissor nos últimos anos e exige especialistas que atendam às demandas específicas do ramo. Portanto, é importante que o profissional se qualifique e compreenda bem os temas relacionados à área, garantindo uma boa colocação no mercado e adquirindo a confiança de seus clientes.

Por que devo me especializar?

A Especialização, principalmente no Direito, é essencial para o planejamento de uma carreira bem traçada e sucedida. No caso do Direito de Família e Sucessões, o profissional que pretende seguir a área, investirá naquilo que atuará na prática, agregando um diferencial em seu currículo e se adaptando profissionalmente para dominar a legislação no que diz respeito à família na sociedade.

Agora que você já entendeu tudo isso, sabe que é preciso se preparar para se tornar um ótimo profissional da área, tendo como base o Direito por Excelência. A FMP pode te ajudar nisso, pois conta com a Pós-graduação EaD em Direito de Família e Sucessões, o curso ideal para fornecer todo o conhecimento técnico e prático necessário.

Conteúdos relacionados

link whatsapp