Turmas de Direito Ambiental visitam aterro sanitário Minas do Leão - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Nesta segunda-feira, 20/11, as turmas de Direito Ambiental do professor Daniel Martini visitaram a Unidade de Valorização Sustentável (UVS) Minas do Leão, no município de Minas do Leão (RS).

O objetivo da visitação foi verificar, na prática, o funcionamento da Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010), entender como é feito o gerenciamento do depósito e a distribuição adequada dos rejeitos em aterros sanitários.

O que diz a lei

A PNRS trouxe ao país uma série de inovações para a gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos, entre elas:

• A Prevenção e redução na geração de resíduos, com a prática de hábitos de consumo sustentável, aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.
  • A responsabilização compartilhada dos geradores de resíduos.
  • A criação de metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões.

Participaram da atividade 44 alunos de Graduação. Os estudantes farão um relatório da atividade que fará parte da avaliação do semestre.