Centro Cultural Marli Medeiros recebe alunos da FMP para falar sobre combate ao bullying - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Na terça-feira (02/04) o Projeto Conversa em Família, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Família, Sucessões, Criança e Adolescente e Constituição Federal, vinculado ao PPDG da FMP/RS e coordenado pelo Prof. Dr. Conrado Paulino da Rosa esteve no Centro Cultural Marli Medeiros (CEMME), no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre/RS, para realização de atividades de combate ao bullying entre os adolescentes.

O Centro Cultural é responsável pelo atendimento de adolescentes através do “ProJovem”, que desenvolve o debate sobre direitos humanos e temas anexos, com frequência de 03x por semana, no contraturno escolar.

Na ocasião, foram desenvolvidas atividades com situações hipotéticas que poderiam ser formas de bullying. A dinâmica consistia em passar um balão de mão em mão enquanto uma música tocava. Quando a música parava, quem estivesse com o balão na mão deveria estourá-lo e responder a pergunta ou completar a frase que estivesse dentro. As perguntas envolviam questões relativas a identidade sexual e de gênero, gordofobia, manipulação de imagens íntimas, atitudes que eram classificadas como bullying e suas consequências psicológicas.

A oficina pretendia instigar os jovens a refletirem sobre os tipos de bullying e cyberbullying, previstos expressamente na Lei 13.185/2015 e tipificados como crime no Código Penal, a partir da alteração promovida pela Lei 14.811, de 12 de janeiro de 2024.
No final da atividade, os adolescentes foram convidados a firmar um compromisso conjunto de combate ao bullying, escrevendo a que estavam se comprometendo em um cartaz que ficou fixado na entrada do CEMME. Entre os compromissos, os jovens citaram que “pediriam desculpas”, “se colocariam no lugar do outro”, “acolheriam as vítimas”, entre outros.

A dinâmica realizada faz parte do Projeto Conversa em Família, desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa, que tem como objetivo levar informações de direito de família e sucessões para jovens e seus responsáveis, buscando ampliar o conhecimento da sociedade em geral acerca de temáticas que merecem cuidado e atenção, a fim de assegurar a preservação do melhor interesse das crianças e adolescentes, com vistas à coibir a violência em todas as suas formas e conscientizar as responsabilidades parentais e afetivas.