FMP capacitará mais de 10 mil advogados por todo o Brasil pela segunda vez - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Pelo segundo ano, a FMP ajudará a capacitar mais de 10 mil profissionais da advocacia, com a concessão de bolsas integrais na Pós-Graduação Lato Sensu em “Prática em Advocacia Trabalhista e Previdenciária”. O anúncio foi feito nessa quinta-feira (15/02), e é fruto da bem-sucedida parceria com a Escola Superior de Advocacia Nacional (ESA Nacional), ligada ao Conselho Federal da OAB.

As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da ESA Nacional, de 1º a 31 de março de 2024. A prova de seleção será realizada em 12 de maio, e os resultados serão divulgados em 10 de junho. O curso de Pós-Graduação será ministrado na modalidade à distância.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destaca a importância da formação contínua dos advogados como uma das prioridades da atual gestão. Ele enfatiza que as vagas oferecidas neste concurso proporcionam uma oportunidade para todos se capacitarem e avançarem em suas carreiras.

Segundo o diretor-geral da ESA Nacional, Ronnie Preuss Duarte, este é o “maior programa de bolsas de pós-graduação gratuitas já oferecido por uma instituição pública ou privada, que chega para atender à advocacia previdenciária e trabalhista”. Ele ressalta o compromisso da ESA com a democratização do conhecimento e a melhoria da qualificação profissional na advocacia.

Na primeira edição do programa de bolsas em Advocacia Cível, realizado em 2021, foram mais de 34 mil inscritos, resultando na seleção de quase 12 mil advogados. Mais de 98% dos participantes recomendaram o curso e 97% expressaram satisfação com a experiência. Em uma pesquisa subsequente, realizada em fevereiro de 2023, 99% indicaram que recomendariam o curso e 98% relataram alto nível de satisfação. Veja abaixo como foi a edição anterior do projeto:

O curso na FMP

Do ponto de vista acadêmico, a escolha deste curso nasce da verificação de que a advocacia trabalhista e previdenciária são as áreas que mais atraem aqueles que estão se iniciando na advocacia, que serão atendidos por este projeto de relevância social e de aprimoramento profissional.

Dentre os objetivos específicos do novo convênio está o de instrumentalizar a Advocacia de conhecimentos teóricos e práticos, atualizados nos ramos do Direito que compõe a “Advocacia Trabalhista e Previdenciária”, a fim de incrementar o exercício da profissão no seu cotidiano.

A integralização da carga horária será composta por diversos objetos de aprendizagem: videoaulas gravadas, podcast, entrevistas com profissionais da área, questões de autoestudo, material de apoio (nos casos em que o professor disponibiliza). Em todas as disciplinas, haverá estudo de caso, a fim de aproximar o aluno com a prática da advocacia, como determina as melhores práticas de metodologias ativas (em especial, os métodos baseados em problemas). Com efeito, haverá, ainda, a possibilidade de se ter periodicamente, aulas ao vivo com temas polêmicos ou que tratem de mudanças legislativas e/ou jurisprudenciais relevantes para os temas do curso.

Além disso, o aluno contará com o apoio acadêmico de um tutor da FMP que o acompanhará durante o curso, e para aqueles(as) que optarem pela apresentação de Trabalho de Conclusão do Curso, de um orientador, que o auxiliará na elaboração do seu trabalho de conclusão de curso.

Como funciona a seleção?

A seleção será feita com base em critérios socioeconômicos e por meio de uma prova objetiva de múltipla escolha, composta por 20 questões.

Os interessados devem atender aos seguintes requisitos:

• Ter uma renda bruta familiar de no máximo 6 salários mínimos, com renda per capita não superior a 3 salários mínimos, considerando o valor do salário mínimo vigente na data de publicação do edital;
  • Dispor de pelo menos 10 horas semanais para dedicar exclusivamente ao curso de pós-graduação mencionado no edital;
  • Estar regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil e em dia com as anuidades, ou ter sido aprovado em todas as etapas do 39º Exame de Ordem Unificado e ter concluído a graduação em Direito.

Clique aqui e acesse o edital na íntegra.