Ministério Público do RS empossa novo Procurador-Geral de Justiça - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

O promotor de Justiça Alexandre Sikinowski Saltz tomou posse, nessa tarde, 6 de junho, como Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o biênio 2023-2025. A solenidade reuniu autoridades e convidados no auditório Mondercil Paulo de Moraes da sede do Ministério Público gaúcho. Em seu discurso, o novo PGJ reforçou seu compromisso com o MP. “Em uma aula da FMP, eu fui apresentado ao Ministério Público e foi amor à primeira vista. Desde dezembro de 1990, há quase 33 anos, eu sou promotor de Justiça. Tendo a lembrança de que o segredo de mudar é focar toda a energia, não em lutar com o antigo, mas em construir o novo, me embalei a disputar novamente a chefia da instituição,” destacou.

Em sua fala, o governador Eduardo Leite ressaltou as competências técnicas e experiência no cargo do novo PGJ. Destacou também, o papel exercido pelo Ministério Público gaúcho na organização da sociedade com seu trabalho de fiscal da lei. “Essa atuação tem sido fundamental também no estado do Rio Grande do Sul para garantir a justiça e a proteção dos direitos dos cidadãos gaúchos. É um papel incansável na defesa dos princípios constitucionais, é um alicerce para uma sociedade mais justa, igualitária e feliz”, reforçou.

O ato também marcou a posse da Dra. Josiane Brasil Camejo, integrante do Conselho de Administração da FMP, como Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos; Heriberto Roos Maciel no cargo de Subprocurador-Geral para Assuntos Administrativos; Luciano Vaccaro na função de Subprocurador-Geral para Assuntos Institucionais; e João Claudio Pizzato Sidou como Subprocurador-Geral de Gestão Estratégica.

Estiveram presentes na solenidade, o Presidente da FMP, Dr. Fábio Roque Sbardellotto, e o CEO da Instituição, Silvio Teitelbaum. Encabeçando a Lista Tríplice entregue ao chefe do Poder Executivo no dia 22 de maio, o novo PGJ conquistou 403 votos na eleição finalizada no dia 20 de maio.

Fotos: Tiago Coutinho | MPRS e Marieli Lapinski | MPRS

 

Conteúdos relacionados

link whatsapp