Prêmio AJURIS: aluna da FMP garante 2º lugar em Monografia Jurídica - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

A aluna da FMP e integrante do Núcleo das Competições Internacionais de Direitos Humanos (NUCINDH), Lídia Caroline Ritter, garantiu o 2º lugar na categoria de Monografia Jurídica, do Prêmio AJURIS 2021. Sua pesquisa consiste na análise bibliográfica e documental da apatridia, com foco no caso “Niñas Yean y Bosico vs. República Dominicana”.

Os resultados de seu artigo mostram um processo de obtenção de nacionalidade dificultoso e que está além de preconceito. Na verdade, dados demonstram uma estratégia do Estado a fim de se isentar dos deveres com os descendentes de haitianos. Para acessar o arquivo, clique aqui.

Sobre o NUCINDH
O projeto de extensão tem como objetivo auxiliar estudantes de Direito no correto manejo do Sistema Interamericano de Direitos Humanos, a partir da análise de casos hipotéticos, da assistência na elaboração de memoriais de defesa, representando Estado ou vítimas, além do preparo e auxílio nos treinos para as defesas e rodadas orais. Coordena a iniciativa a Profª Joseane Shuck Pinto.