As dicas do Prof. Reich para superar o Exame de Ordem - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

No dia 25/06, a FMP promoveu em seu Instagram uma live com o Prof. José Antônio Reich, com a intenção de discutir o Exame da Ordem e verificar os planejamentos e próximos certames, além de trocar ideias sobre estratégias que podem ser adotadas para a preparação da avaliação. Abaixo, separamos algumas dicas que o Prof. Reich trouxe para o encontro, a fim de ajudar os alunos a passar por este desafio profissional. Ele compartilhou ensinamentos e dicas que podem ser decisivas na hora da prova. 

1 – Autoconhecimento no curso de Direito 

Segundo o Prof. Reich, é importante saber onde estão os seus “cânions de conhecimento”, isto é, as lacunas que você possui em meio às matérias, que podem prejudicar o seu desempenho no Exame. Portanto, é importante que seja feita uma autoavaliação desde o início do curso de Direito, e entender se você se preparou e acumulou tudo o que precisava de conhecimento. Vale a pena pedir aos professores um feedback sobre o seu desenvolvimento nas disciplinas e realizar sempre o Desafio FMP – que retorna em 2021/2 – para resgatar e reforçar os conteúdos. 

2 – Estratégia e organização 

É importante organizar tudo aquilo que já foi debatido em sala de aula e criar uma estratégia de estudos que faça você lembrar das matérias. De acordo com o professor, o conhecimento vem com o tempo de estudo e também é acumulativo. Ou seja, quanto mais você estudar determinado tema, mais vai dominá-lo. Crie uma rotina de preparação para o Exame, isso pode ser um diferencial no momento da prova. 

3 – Leia o edital do Exame 

“Não dá para fazer um concurso sem saber as suas regras”. Esta frase foi dita pelo Prof. Reich durante a live e traz um lembrete importante: além de conhecer os assuntos abordados no Exame, é necessário conhecer a metodologia de aplicação dele. Então leia e releia, caso seja preciso, o edital com as informações sobre a prova. Assim, você vai preparado e não precisa se preocupar com coisas mínimas, como: cor de caneta a ser utilizada, garrafa de água sem rótulo e cabelo preso no momento de realização da avaliação. 

4 – Faça os Simulados da FMP 

Essa dica não tem muito mistério. A experiência em um simulado proporcionado pela FMP é praticamente a mesma do Exame formal. Por isso, fique atento às inscrições e datas quando divulgadas. As avaliações também contam com as fases I e II. 

5 – Estude as questões de outras edições 

Conforme o professor, “o Exame se preocupa com a atualização dos profissionais”. Esta máxima reflete na importância de manter-se atualizado com o que está acontecendo nas áreas do Direito e no mundo. Desse modo, pesquise, leia e absorva aquilo que está em nosso dia a dia para mandar bem na prova! 

A transmissão foi mediada pelo Supervisor de Comunicação da FMP, Fernando Zanuzo e pode ser assistida na íntegra:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FMP/RS (@fmp_rs)

Conteúdos relacionados

link whatsapp