Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial: qual é a origem?

Dia 21 de março é o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. Você sabe qual é a origem desta data tão importante?

Em Joanesburgo (África do Sul), no ano de 1960, cerca de 20 mil pessoas manifestavam neste dia a sua indignação com a lei do passe – obrigação no porte de cartões de identificação que especificava os lugares onde era permitida a circulação.

Tropas do exército mataram 69 pessoas negras entre os manifestantes, e deixaram outras 186 feridas no bairro Shaperville. A partir daí, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu que 21 de março seria o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial a fim de lembrar o compromisso com a pauta antirracista.

A Declaração das Nações Unidas, em seu artigo 1º, aborda a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial. Segundo o texto, “discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

No Brasil, em 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lançou uma cartilha com o tema “Expressões racistas: por que evitá-las”. O lançamento ocorreu durante a segunda mesa do Encontro Democracia e Consciência Antirracista na Justiça Eleitoral.

O material está disponível de maneira gratuita para download e traz termos considerados racistas para eliminarmos do nosso vocabulário. Clique aqui e acesse.

Conteúdos relacionados

link whatsapp