Novo Presidente da OAB é o amazonense Beto Simonetti - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Imagem: OAB/Reprodução

O novo Presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é o advogado Dr. Beto Simonetti, Conselheiro Federal pelo estado do Amazonas. Com abertura do Dr. Felipe Santa Cruz, agora ex-Presidente da OAB, a cerimônia de votação foi realizada na segunda-feira (31/01) em Brasília, na sede nacional do órgão, e presidida pelo Dr. Felipe Sarmento, Conselheiro Federal pelo Amapá. A chapa vencedora, intitulada “OAB de Portas Abertas”, recebeu 77 votos, dos 81 que foram protocolados.

Nesta terça-feira ocorreu a posse, transmitida pelo YouTube, que você pode conferir abaixo:

Apesar de ser chamado de Beto, o nome completo do novo Presidente da OAB é José Alberto Simonetti, e presidirá o triênio 2022-2025. Formado em Direito pela Universidade Nilton Lins, ele é pós-graduado em direito penal e processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e se torna agora o segundo amazonense a assumir o cargo, sendo o Dr. Bernardo Cabral o primeiro, entre 1981 e 1983.

“Quero selar um compromisso com os advogados e advogadas do Brasil, ser um defensor desse país, um defensor intransigente dos nossos direitos e prerrogativas. Meu compromisso é verdadeiro, é real, é honesto, é leal”, disse Simonetti em discurso após a proclamação, para a OAB.

Também compõem a nova Diretoria do Conselho Federal da OAB, Dr. Rafael Horn como Vice-presidente, Dra. Sayuri Otoni como Secretária-geral, Dra. Milena Gama como Secretária-geral-adjunta, e o Dr. Leonardo Campos como Diretor-tesoureiro.