Direito em 2021: 4 tendências para a área jurídica

A pandemia do novo coronavírus trouxe consequências para diversas áreas. O Direito, como uma ciência jurídica e social, foi fortemente impactado pelas mudanças. Novas formas de trabalho, consumo e moradia, reestruturação de empresas e operações comerciais, bem como questões de famílias são somente alguns tópicos que podemos citar. Sem dúvidas, essas mudanças seguirão impactando o ramo em 2021. Assim, a FMP preparou este conteúdo especial com 4 tendências para a área jurídica no próximo ano. Acompanhe!

1. Área Cível 

Sem dúvidas, o ramo do Direito que mais sofreu impacto durante a pandemia foi a área cível. Por ser muito abrangente e com diversas possibilidades de atuação, ela foi a mais afetada pela nova realidade, tanto na parte trabalhista, com revisões contratuais entre empregados e empregadores, reestruturação de dívidas das empresas e aumento da demanda no setor de recuperação judicial, quanto no Direito de Família e Sucessões, com o crescimento do número de divórcios e a necessidade de planejamento sucessório. 

2. Direito Digital

A necessidade de se fazer quarentena e trabalhar de casa fez com que a tecnologia avançasse muito em curto período de tempo. Empresas com operações físicas tiveram que se adaptar à realidade online, trabalhadores passaram a fazer home office e as comunicações e trocas de informações foram fortemente impactadas. Com isso, ainda neste ano começou a vigorar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), obrigando as empresas a reverem suas políticas de privacidade para assegurar a proteção e segurança dos dados pessoais dos clientes e usuários.  

Leia mais: LGPD: 4 itens que você precisa conhecer sobre a lei

3. Área Tributária

Desde que se iniciaram os debates em relação à Reforma Tributária brasileira, proposta pelo governo Bolsonaro em 2020, os profissionais do Direito que atuam nessa área têm sido muito requisitados. Em 2021, com a aprovação da reforma, teremos ainda mais desdobramentos, o que implica em mudanças significativas por parte do planejamento tributário das empresas. Portanto, o(a) advogado(a) tributarista será ainda mais valorizado(a) e deve adequar o sistema de seus clientes de acordo com as novas regras que estão por vir.

Além disso, por consequência da crise, muitos impostos e tributos deixaram de ser pagos pelos empresários, tornando-os inadimplentes com o fisco. Assim, é fundamental que o(a) profissional do Direito busque soluções jurídicas para recolocar as empresas nos eixos, assegurando um fluxo de caixa e mantendo a saúde financeira dos negócios.

4. Direito Empresarial

Cada vez mais cresce a procura por advogados que atuem de forma estratégica na gestão das empresas. Por meio do conceito business-oriented, os profissionais do Direito se posicionam como parceiros do setor comercial, contribuindo para o crescimento do negócio. Diante das dificuldades impostas pela crise econômica, advinda da pandemia, é preciso que esses profissionais tenham profundo conhecimento, não só jurídico como comercial, e busquem  soluções que se adequem ao mercado do seu cliente

Essas são somente algumas áreas de destaque para o ramo jurídico em 2021. Continue acompanhando o blog da FMP. Por aqui, sempre compartilhamos as melhores sugestões e conteúdos para alavancar a sua carreira no Direito. 

Leia também: Motivos para iniciar uma Especialização em Direito EaD em 2021

Conteúdos relacionados

link whatsapp