5 dicas para planejar a sua trajetória acadêmica na FMP

Você se dedicou, estudou e recebeu a notícia por e-mail: você foi aprovado! Agora é um estudante de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP).

No Brasil, cerca de 21% da população com idade entre 25 e 34 anos possui um diploma de ensino superior, segundo dados apurados pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Esse panorama evidencia uma importante conquista e, por isso, é preciso planejar a sua trajetória acadêmica na FMP.

Continue a leitura e acompanhe as dicas que separamos para potencializar o seu sucesso nessa jornada!

1. Estudar junto vale mais

O período da faculdade é intenso e vai propiciar a você muitas lembranças, experiências e aprendizados. A convivência com os seus colegas de aula revelará habilidades técnicas, sociais, de amizade e de relação que vão seguir com você após o término da graduação.

Pensando nisso, a FMP disponibiliza uma excelente infraestrutura para que você possa obter uma verdadeira imersão na carreira jurídica. Aproveite esse ambiente, que conta com biblioteca, Tribunal Didático, Escritório Modelo e salas de aprendizagem prática, para participar de grupos de estudo.

Com a ajuda de outros estudantes, a aprendizagem fica mais prazerosa e o compartilhamento de dúvidas propicia maior assertividade em relação à retenção dos conteúdos, resultando no real entendimento das disciplinas.

2. Desenvolva trabalhos científicos

Uma dica para o destaque do seu nome na carreira jurídica é a apresentação e a publicação de trabalhos de pesquisa científica.

Atualmente, o Salão de Iniciação Científica (SIC) da FMP acontece anualmente e trabalha com a investigação científico-jurídica de 2 linhas de pesquisa:

1) Tutelas à Efetivação de Direitos Públicos Incondicionados;

2) Tutelas à Efetivação de Direitos Transindividuais.

Ao estimularem a busca por respostas para desafios contemporâneos, essas pesquisas têm como foco trazer um ponto de discussão à sociedade, lembrando o estudo do Direito como instrumento que viabiliza a qualificação da nossa sociedade e que faz do nosso país uma nação mais equilibrada e justa.

Leia mais em: Projetos de pesquisa institucionais da FMP.

3. Forme o seu networking

Criada a partir da união entre Promotores e Procuradores de justiça do Rio Grande do Sul, a FMP estabeleceu a missão de promover, por meio da educação, o desenvolvimento humano e profissional de quem vai melhorar o mundo.

Esse desenvolvimento envolve relevantes aspectos, incluindo uma excelente infraestrutura de ensino e a presença de um corpo docente qualificado, o que traz o reconhecimento de carreira para uma experiência viva em sala de aula.

Ao longo dos seus quase 40 anos de fundação, a entidade desenvolveu um dos maiores networkings jurídicos do Brasil. A proximidade e a convivência estão presentes nos eventos organizados pela Instituição, ministrados por juristas atuantes no mercado local e nacional.

4. Agregue ao seu currículo outras experiências acadêmicas

Como estudante da FMP, o Programa de Mobilidade Acadêmica (PMA) possibilita cursar disciplinas ou participar de atividades com caráter acadêmico em instituições nacionais e internacionais.

O programa nacional, aberto para estudantes de Graduação e de Mestrado, oferece aos participantes a possibilidade de conhecer a estrutura organizacional dos três Poderes da União, em especial o Legislativo e o Judiciário, bem como outros órgãos, como a OAB, a Defensoria Pública, o Ministério Público, a Procuradoria Geral da República, entre outros.

Já o programa internacional complementa a ação de networking da FMP ao acelerar o aprendizado por meio do convênio com instituições internacionais, em países como Itália, Portugal e Argentina.

5. Estágio: toda a teoria da academia aplicada no mercado

A FMP oferece aos estudantes a Central de Estágios e Carreiras.

A área é totalmente voltada para o auxílio acadêmico, a partir dos convênios estabelecidos junto a importantes instituições do segmento jurídico, como a Advocacia Geral da União, a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, o Escritório Ulisses Jung, o Ministério Público Federal, entre outras.

Para participar do processo de seleção às vagas disponibilizadas, é importante observar os pré-requisitos exigidos, como o grau do semestre em curso, bem como manter o currículo atualizado.

A prática de estágio é uma grande experiência aos acadêmicos, que, através dela, conseguem relacionar, no ambiente corporativo, todo o conteúdo que foi aprendido em sala de aula, concretizando, assim, o processo de ensino e aprendizagem para o pleno exercício do Direito.

Pretende seguir a carreira jurídica?

A FMP é a melhor escolha para desenvolver o seu currículo e o seu networking, bem como para seguir uma trajetória profissional de sucesso.
Saiba mais sobre a FMP navegando em nosso site e acompanhe as atualizações do universo do Direito pelo Instagram.