Profª. Dra. Betânia Alfonsin em painel do Encontro Nacional sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

A Dra. Betânia de Moraes Alfonsin, Professora da FMP, foi convidada a palestrar no Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre as Favelas e Comunidades Urbanas do Brasil. Promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, o evento ocorre de 25 a 28 de setembro, em Brasília (DF).

A docente explica que no Mestrado da FMP, o assunto foi amplamente pesquisado. “O meu grupo de pesquisa já trabalhou bastante o tema dos assentamentos autoproduzidos, das potências de periferias. Durante a pandemia, nós fizemos uma pesquisa sobre esse tema em Porto Alegre. O IBGE identificou essa investigação e, mesmo a gente tendo um olhar crítico para o nome que eles utilizam que é ‘aglomerado subnormal’, eles nos convidaram porque desejam revisitar o conceito e dar um nome para esses territórios – em que a própria população produz as suas moradias, com todas as precariedades que esses territórios têm – que não os inferiorize, já que ‘aglomerado subnormal’ tem essa conotação. Estou muito orgulhosa da FMP ter sido convidada, a partir da pesquisa que o nosso grupo produziu em relação ao tema”, relata a Profª. Betânia.

O encontro tem como objetivo promover o diálogo entre diferentes atores envolvidos com a temática, para que sejam pensadas e edificadas novas abordagens concernentes às favelas e comunidades urbanas brasileiras no que tange, especialmente, à produção, análise e disseminação de informações estatísticas.

Assista a participação da Profª:

Clique aqui e saiba mais sobre o evento.