Organizadores

Cristina Stringari Pasqual
José Tadeu Neves Xavier

Quando fomos convidados para organizar o VI SEMINÁRIO NACIONAL TUTELAS À EFETIVAÇÃO DE DIREITO INDISPONÍVEIS promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), a ser realizado no primeiro semestre de 2020, definimos que nosso objetivo seria trazer à reflexão os efeitos da tecnologia nas relações jurídicas envolvendo vulneráveis, em especial as de consumo e trabalhistas.

O projeto foi elaborado, os palestrantes convidados, mas naquele momento não imaginávamos que o tema central – uso da tecnologia – estaria realmente no centro de tudo, que seria ela indispensável para o desenvolvimento de nosso projeto. Era impensável que seríamos surpreendidos por uma pandemia e que o cotidiano mundial seria alterado, impelindo a população ao isolamento social e, no nosso caso, impedindo de realizar um evento presencial como de costume.

Mas foi esta a realidade posta e a ela tivemos que nos adaptar, transformando o evento em um seminário 100% online. Ao fim tal mudança comprovou uma das premissas de nosso projeto: o avanço tecnológico efetivamente traz grandes benefícios, como a redução de distâncias e aproximação das pessoas, facilitando encontros e promovendo uma maior democratização do conhecimento.


2020 Mestrado Seminário Nacional

Conteúdos relacionados

Anais do IV Congresso Mundial de Justiça Constitucional – Volume 3

De 28 a 30 de agosto de 2019, foi realizado em Porto Alegre o IV […]

Coletânea do IV Seminário Internacional Tutelas à Efetivação de Direito Indisponíveis

Será que não esperamos muito da Democracia? Os democratas todos desejamos – e geramos expectativas […]

Direito e Políticas Públicas

A presente obra reúne alguns dos trabalhos submetidos e apresentados no EGRUPE de 2020. Trata-se […]

Anais do IV EGRUPE

A presente compilação, publicada no formato de anais, reúne trinta e sete resumos expandidos apresentados […]

link whatsapp