5 Cargos Públicos para Advogados para Ficar de Olho em 2019 - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Existem várias carreiras que uma pessoa formada em Direito pode seguir — tanto na esfera privada, quanto na pública. Muitos, ainda na faculdade, começam a estudar para passar em concursos e conquistar o seu lugar nos tão sonhados cargos públicos para advogados.

Se esse é o seu objetivo, já sabe quais são as vagas que precisa estar de olho em 2019? Veja só esta seleção com algumas das mais cobiçadas entre os profissionais!

As vantagens de ingressar na carreira pública

Trocar a advocacia pela carreira pública é algo mais comum do que parece. Os que buscam por ela, em geral, se sentem atraídos pela estabilidade que esse trabalho oferece. Afinal, concursados dificilmente são demitidos, a menos que haja uma razão específica para que isso aconteça.

Há a possibilidade de fazer planos a longo prazo, uma vez que o profissional não será pego de surpresa. Além disso, os salários costumam ser bem mais altos, dando um padrão de vida elevado aos concursados. Isso se reflete, inclusive, na aposentadoria.

Quais são os cargos públicos para advogados?

Existem várias áreas de atuação dentro da administração pública que são apropriadas para profissionais formados em Direito. Veja só alguns deles que estão em alta em 2019!

1. Procurador

Esse cargo dá ao profissional a responsabilidade de advogar por órgãos públicos, podendo atuar como Procurador de Justiça, do Estado ou da República.

2. Promotor de Justiça

Nesse caso, o profissional deve zelar pela sociedade, defendendo os interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis por meio de acusações criminais no Ministério Público, tanto o Federal quanto os Estaduais.

3. Juiz de Direito

Este é o que comanda os Tribunais de Justiça e é responsável por fazer o julgamento dos casos apresentados pelos advogados.

4. Defensor Público

Os defensores públicos são responsáveis por prestar assistência jurídica para aqueles que estão em um processo, mas não têm condições de pagar por um advogado. Para buscar concursos nesta área, é preciso pesquisar nos sites das Defensorias Públicas de cada estado.

5. Desembargador

Atuando como juiz de segunda instância do Poder Judiciário, o desembargador deve fazer um julgamento contra as sentenças proferidas da primeira instância, com base nos recursos apresentados pelos advogados ou promotores.

Gostou de saber quais são os cargos públicos para advogados? Então não perca outros artigos aqui no blog da FMP!