Quais são os desafios da advocacia nos dias atuais?

Os desafios profissionais são inerentes a qualquer carreira, independente do ramo de atuação. Na área do Direito, por se tratar de uma ciência jurídica e social, que acompanha as mudanças culturais e políticas, os desafios fazem parte da rotina, exigindo grande adaptabilidade de advogados e demais profissionais da área. Quer conhecer mais sobre os desafios da profissão? Acompanhe este blogpost que a FMP preparou especialmente sobre o assunto.

Questões tecnológicas

O Direito é uma das tantas áreas que sentem o impacto direto das novas tecnologias. Processos eletrônicos, audiências virtuais, aplicativos para facilitar pesquisas jurisprudenciais, inteligência artificial e algoritmos estão cada vez mais presentes na rotina dos advogados. Portanto, para quem quer ingressar na carreira ou manter-se atualizado no ramo, é fundamental dominar as ferramentas tecnológicas. Além disso, com a pandemia, a prática jurídica teve que se adaptar ainda mais à realidade virtual com audiências a distância e atendimentos online.

Leia também: Home Office e Direito do Trabalho: confira tudo sobre direitos e deveres

Soluções extrajudiciais

Cada vez mais, os advogados devem estar familiarizados com soluções extrajudiciais, ou seja, aquelas que visam a minimizar os conflitos, buscando uma solução mais rápida e pacificadora. Atualmente, há tendência à judicialização, por conta de uma maior consciência jurídica por parte dos cidadãos na busca de seus direitos — o que é ótimo do ponto de vista social. Porém, esta acaba demandando muito do sistema jurídico, que sofre com o descompasso entre oferta de serviços e demanda por direitos. Uma solução é a atividade extrajudicial em que se busca a pacificação social por meio da colaboração e do consenso. Além disso, tal prática busca desafogar o Poder Judiciário, dando maior celeridade aos processos.

Novas áreas

O Direito acompanha as mudanças sociais e culturais que acontecem a todo o tempo. Isso abre um leque de possibilidades de atuação ótimo para quem opta pela advocacia. Áreas como compliance e relações institucionais, bem como Direito Digital, Direito Ambiental, Direito Eleitoral e Direito Trabalhista estão em alta devido às recentes mudanças e exigências do mercado. Portanto, o desafio é sempre buscar novos espaços de atuação para os campos do Direito. Logo, é necessário que advogados sempre tenham em mente a necessidade de uma boa formação jurídica e em constante atualização.

Diante de tantos desafios, é importante estar bem preparado. Para enfrentar os desafios da Advocacia nos dias atuais, faça um dos cursos da FMP e invista na sua carreira. Conheça todas as nossas opções acessando o nosso site.

Leia mais: Advocacia: conheça as vantagens de exercer essa profissão

Conteúdos relacionados

link whatsapp