Vantagens de cursar uma Pós-graduação em Direito Penal

O Direito Penal faz parte do Direito Público e é, sem dúvida, uma das áreas mais lembradas no campo jurídico. Fundamental para a vida em sociedade, o ramo contribui para a harmonia social. Afinal, é por meio do Direito Penal que os indivíduos são criminalizados pelo Estado por condutas nocivas ao bem-estar coletivo e às liberdades individuais. 

Por isso o Direito Penal é tão importante: pois é o principal instrumento jurídico para a pacificação social, o que, certamente, tem uma enorme demanda para a promoção da justiça no Brasil. Mas quais são as vantagens de cursar uma pós-graduação em Direito Penal? Nós, da FMP, vamos mostrar para você os principais benefícios de cursar essa Especialização. Confira!

Mercado de trabalho 

A primeira vantagem de cursar uma pós-graduação em Direito Penal, claro, é o mercado de trabalho. Isso porque esse ramo do Direito oferece inúmeras oportunidades de emprego tanto na esfera pública, através de concursos públicos, quanto no âmbito privado. 

Vamos conhecer as principais áreas em que um profissional especializado em Direito Penal pode trabalhar? 

Advogado criminalista

Advogados especialistas em Direito Penal, quando atuam em casos sensíveis à sociedade, ganham notoriedade no mundo jurídico e muitas vezes também na imprensa, o que pode garantir outras oportunidades de trabalho. Advogados criminalistas reconhecidos no mercado, além do destaque que ganham, recebem remunerações muito atrativas. 

Esse tipo de profissional pode atuar tanto na defesa de um acusado quanto na acusação, o que o faz trabalhar diretamente nos processos penais. Os advogados criminalistas podem ser vinculados a um escritório de advocacia ou então trabalharem de maneira autônoma. 

Ministério Público 

Para quem gosta do Direito Penal, sem dúvida, tornar-se membro do Ministério Público pode ser a realização de um grande sonho. Como promotor, o profissional vai atuar na denúncia de crimes, isto é, após a conclusão do inquérito policial, o Ministério Público é o órgão que elabora a denúncia que será analisada pela Justiça

No entanto, ao contrário do trabalho na advocacia, para se tornar um membro do Ministério Público, é necessário a realização de concurso público específico, o que, claro, pode ser mais fácil nos exames objetivos e dissertativos quando o candidato tem uma pós-graduação em Direito Penal, além de ajudar na prova de títulos. 

Polícia Civil 

Na Polícia Civil, o profissional vai atuar diretamente na ponta do Direito Penal, trabalhando em investigações criminais. O cargo de delegado é muito disputado tanto pelo prestígio na sociedade quanto pela excelente remuneração. Assim como no caso dos membros do Ministério Público, para entrar para a Polícia Civil o advogado precisa prestar concurso público. 

Assim, mais uma vez, ter uma pós-graduação em Direito Penal é uma excelente escolha para a carreira profissional. Isso porque esse campo do Direito é um dos mais cobrados em provas de concursos públicos, além de contar muitos pontos para a prova de títulos. 

Vantagens para concursos 

No item anterior, você pôde notar o grande auxílio que uma pós-graduação em Direito Penal traz para quem deseja ingressar no Ministério Público e na Polícia Civil, não é mesmo? No entanto, as vantagens não param por aí, afinal, a carreira pública no Direito é muito ampla e cheia de oportunidades. 

Na grande maioria dos concursos públicos, as disciplinas de Direito e Processo Penal são as mais cobradas, como, por exemplo, para a Magistratura e para a Defensoria Pública. Ou seja, ser especialista nesse ramo vai facilitar os estudos para ingressar em instituições de grande porte e fazer você ganhar destaque na carreira profissional. 

Networking 

Outra vantagem de realizar uma pós-graduação em Direito Penal, claro, é o aumento do contato com pessoas da área, o que é muito importante para o desenvolvimento da carreira. Além disso, você estará próximo de professores experientes, com grande conhecimento para compartilhar com você, indicando obras específicas sobre Direito e Processo Penal, bem como esclarecer todas as eventuais dúvidas em relação a esse campo de atuação. 

Como vimos, não faltam vantagens para cursar uma pós-graduação em Direito Penal, seja para se especializar na área, seja para se preparar para um concurso público. Na FMP, você tem a opção de um curso EaD lato sensu para desenvolver a sua carreira e ter mais oportunidades de trabalho. Conheça mais detalhes clicando aqui

Quer saber mais? Acompanhe o blog da FMP e fique por dentro de mais conteúdos sobre educação, mercado de trabalho e Direito

Conteúdos relacionados

link whatsapp