Com nota máxima, curso de Direito da FMP é o 12º melhor do Brasil - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

A Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, reconhecida pela qualidade de seus cursos na área jurídica, novamente foi destaque com nota máxima 5 nos Indicadores de Qualidade da Educação Superior no Brasil, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o desempenho, o curso de Direito da FMP é o 12º melhor no ranking que avaliou 1.258 cursos no Brasil.

O Inep divulgou nesta semana em detalhes os resultados de 2022, que incluem o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). Esses indicadores são parte integrante dos procedimentos avaliativos previstos na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que completa 20 anos em 2023. A FMP demonstrou excelentes resultados nesses indicadores, destacando-se como uma instituição de ensino comprometida com a qualidade e o desenvolvimento educacional. Além dos indicadores mencionados, o Conceito Enade, também relevante na avaliação da qualidade da educação superior, foi divulgado anteriormente em outubro de 2023, complementando o panorama da performance educacional da instituição.

Os resultados obtidos pela FMP são fruto do trabalho incansável de professores e funcionários que diariamente renovam o compromisso em oferecer uma educação de excelência e contribuir para a formação de profissionais altamente capacitados no campo do Direito.
O que é avaliado?

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) avalia as graduações e considera a formação dos professores (mestres e doutores), a percepção dos estudantes a respeito do próprio curso (questionário respondido no Enade). Já o indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que analisa o desempenho dos alunos concluintes (Enade) e dos alunos ingressantes (Enem), para avaliar o aprendizado durante o curso.