Como criar um planejamento de estudos para concurso do Ministério Público de SP? - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Todo concurseiro sabe que basta olhar aquela lista enorme de conteúdos no edital do concurso do Ministério Público de SP para começar a passar mal, não é mesmo? Mas segura essa ansiedade que hoje eu vou te ajudar a lidar melhor com esse momento e criar o Melhor Planejamento de Estudos para Concurso através do Método Pomodoro, o mais usado entre estudantes para passar em processos seletivos.

Primeiro de tudo: por que você está aqui?

Para começar uma jornada tão árdua e cheia de desafios como a de um concurseiro é importante ter em mente qual a sua motivação com a escolha: remuneração, estabilidade na vida, prestígio do cargo, vontade de fazer parte do serviço público ou pressão da família? Afinal, parte do seu dia terá que ser dedicado a preparação intensa para uma prova concorrida e que definirá os anos do seu futuro. É isso mesmo que você deseja?

Tudo isso para dizer que nem tudo são flores! Os dias ruins virão, os conteúdos do Concurso do Ministério de SP são muitos e assim como participar de uma de uma maratona, as motivações servem como linha de chegada dando ânimo nos dias mais difíceis.

Ainda tem dúvidas sobre a importância dos motivadores? Veja o vídeo sobre motivos para estudar para concurso público:

E aí, já fez a sua listinha de motivações? Faça esse exercício e deixe nos comentários. Mas fica por aí que ainda não acabou!

Chega de papo furado e vamos colocar essa energia para cima que a jornada é longa!

Acabamos de entender como o foco nas motivações para escolher uma trajetória tão desafiadora pode ser um divisor de águas em momentos de aflição, mas você se lembra daquele susto quando olhamos a lista dos conteúdos do edital do Concurso do Ministério de SP?

Língua Portuguesa, Direito Penal, Processo Penal, Legislação de São Paulo, Conhecimentos Gerais… é assunto que não acaba mais. Tem que ter muito jogo de cintura para dar conta de tanta matéria.

E é para isso que estamos aqui! Vamos ajudar você a gerenciar essa ansiedade, através da criação de um cronograma e um ciclo de estudos eficazes. Assim, vamos construir o melhor planejamento de estudos para concurso, para você se dar bem na avaliação da banca.

Mas qual a diferença entre Cronograma e Ciclo de Estudos?

Eles até podem parecer iguais, mas não são! Os nomes remetem aos métodos usados para organizar a rotina de estudos. No cronograma você vai dividir as disciplinas de maneira mais fechada, estipulando matérias para dias específicos.

Já no ciclo de estudos você tem uma rotina mais flexível, dinâmica, em que a ordem é ditada pelas disciplinas na sequência. Porém os dois métodos devem trabalhar alinhados para potencializar os resultados.

Então, vamos colocar a mão na massa?

Para ajudar a entender melhor esse processo de construção do planejamento de estudos para concurso, vamos trabalhar com a perspectiva do Método de Pomodoro que consiste em fatiar a quantidade de horas disponíveis para estudar por dia, mas isso deve ocorrer quando o cronograma estiver pronto, assim a divisão do tempo por dia vai ser feita com mais assertividade.

Dica: monte uma lista com todos os conteúdos e, se possível, faça mais algumas divisões por temas, pois isso vai facilitar na hora da organização, em que deve ser incluída a relevância de cada assunto para o concurso que você deve prestar e também investir nos seus pontos fracos de conteúdo.

Isso quer dizer que: é crucial identificar a matéria mais difícil para você assimilar os conteúdos, a tendência é que ela apareça com mais frequência nas suas rotinas de estudo.

Está pronto para dividir seu dia? Confira a ilustração do pomodoro retirado do site CEPU Educação a distância:

Alerta: a sua rotina não deve incluir apenas disciplinas e conteúdos da prova do concurso do Ministério Público de SP, mas momentos de pausas para refeições, lanches que vão contribuir não somente para aumentar as chances de aprovação, mas ajudar na preservação da saúde mental.

Assista: Live – Aprenda a lidar com as emoções e se destaque no Concurso Público – YouTube

Outra dica muito importante é que, mesmo para as matérias mais difíceis e que são seus pontos fracos, não é recomendado estudar por mais de 1h30 por dia, assim você garante maior fixação dos conteúdos e ainda sobra tempo para se dedicar à família ou a um pet.

Existem alguns outros pontos na preparação que devem receber muita atenção após a organização do seu Melhor Planejamento de Estudos para Concurso, como: responder questões de provas passadas, encontrar um local ideal para concentração, revisar e ter um material de qualidade.

E sabe onde você pode encontrar tudo isso e muito mais? No Curso de Preparação para o Concurso de Ingresso à Carreira do Ministério Público, uma formação 100% online e que já capacitou mais de 80% dos promotores do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Além de ser um curso completo com as demandas feitas nos concursos públicos pelo Brasil e disciplinas dos mais variados campos do direito, o preparatório foi pensado para você que deseja uma carreira pública de êxito e busca uma formação de referência, que somente a Fundação Escola Superior do Ministério Público, com 40 anos de atuação do ensino jurídico, pode oferecer.

Gostou do conteúdo, quer saber mais como organizar a sua rotina e estudar com os melhores materiais didáticos do Curso Preparatório? Clique aqui e acesse agora!