Entenda a diferença entre herdeiro e sucessor - FMP - Fundação Escola Superior do Ministério Público

Quando há morte de um familiar, surgem muitas questões a partir da linha sucessória e de herança. Dessa maneira, é preciso entender que há uma diferença entre aquele que herda e aquele que sucede.

Herdeiro é a pessoa que tem ligação sanguínea ou recebe o patrimônio como doação em vida ou testamento, adquirindo os bens e os direitos. Já o Sucessor tem o dever de cuidar da gestão da empresa, por escolha de quem faleceu, se tornando o responsável legal pelos negócios.

A condição de herdeiro vem a partir de um direito legal. O sucessor está atrelado à exigência de competências, conquistas, habilidades e méritos.

Confira: Pós-graduação EaD em Direito de Família e Sucessões

O que a Constituição diz

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 assegura a herança como um direito de todos. Sendo assim, haverá transmissão de bens aos nossos herdeiros após a morte. Já as regras práticas envolvendo os frutos da herança estão especificados no Código Civil.

De acordo com o Doutor em Direito Civil Paulo Lôbo, a Constituição não se refere à sucessão em geral e se restringe à herança. Em seu artigo Direito Constitucional à Herança, Saisine e Liberdade de Testar, ele explica: “A Constituição não define quem seja herdeiro, o que remete ao legislador infraconstitucional. Todavia, este está limitado ao fim social da norma constitucional, que é a proteção das pessoas físicas que tenham com o autor da herança relações estreitas de família ou de parentesco. Todos os demais sucessores têm tutela restritamente infraconstitucional e desde que não afetem a preferência atribuída pela Constituição aos qualificados como herdeiros. Os legatários, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, entes ou entidades não personificadas, são sucessores, mas não são herdeiros”.

O que é legatário

Um legatário possui o seu quinhão definido e deferido, por meio de testamento. Contudo, são destinados apenas bens singulares e específicos, a uma pessoa determinada. Ele não se enquadra como herdeiro, nem como sucessor direto dos negócios.

Leia também: Como funciona a pensão alimentícia?

Na prática

Claro que, no dia a dia, muitas vezes os dois papéis se unem: um familiar que é herdeiro também acaba se tornando sucessor. Entretanto, isso não é regra, sendo plenamente possível que haja sucessão por merecimento e sem vínculo familiar – sendo justificado pelo critério de competência profissional.

Portanto, é necessário que haja uma conversa na família para o entendimento das diferenças de termo e suas devidas funções. Assim, aquele que realmente tiver domínio e organização para se tornar um sucessor, será a escolha ideal para a tradição e o sucesso de uma empresa familiar.

Para a mediação de situações como essa, um Especialista em Direito de Família e Sucessões consegue ter uma visão ampla e ajudar a família a tomar a melhor decisão. Na FMP, nós contamos com uma Pós-graduação EaD na área, com um corpo docente qualificado e a opção de curso com ou sem TCC, com formação em até 18 meses. Confira mais informações.

Conteúdos relacionados

link whatsapp